"Acreditamos que a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda. Se a nossa opção é progressiva, se estamos a favor da vida e não da morte, da equidade e não da injustiça, do direito e não do arbítrio, da convivência com o diferente e não de sua negação, não temos outro caminho se não viver a nossa opção, encarná-la, diminuindo, assim, a distância entre o que dizemos e o que fazemos." Paulo Freire



sexta-feira, 13 de maio de 2011

ADAPTAÇÃO DA CRIANÇA NA ESCOLA

O período de adaptação na escola é uma etapa bastante delicada pela qual pais e crianças passam.
Para tentar entender e tranquilizar a todos a respeito dessa fase, troque de lugar com a criança por alguns segundos e reflita.
Tente imaginar, você adulto, ao enfrentar o primeiro dia em um trabalho novo ou sozinho em uma festa, onde todos são desconhecidos. Sensação ruim essa, não é? Pois é, a adaptação da criança na escola pode demorar de um dia a vários meses dependendo da idade, do tipo de relação que tem com os familiares e como será acolhida na unidade escolar.
É comum neste inicio que a criança fique ansiosa, proteste, chore para enfrentar essa separação. Afinal a casa dela é um espaço onde já domina tudo e todos. Conhece tudo e sabe como conseguir as coisas com cada adulto que ela convive desde que nasceu. A escola irá lhe parecer em primeiro momento um desafio que ela não está com vontade de enfrentar, o receio do novo. Por mais que os pais estejam apreensivos, é importante não passar essa preocupação para a criança, mas sim ressaltar os pontos positivos, falando bem da escola, das novidades, dos novos amiguinhos e brincadeiras.
Desta forma, aos poucos ela vai percebendo como é gostosa essa nova vida e entendo o significado da escola, aonde ela vai se socializar, desenvolver a coordenação e autonomia, aprender a lidar com o tempo, espaço, regras, desenvolver as diferentes linguagens, lidar com a diversidade, elevar a sua autoestima e muito mais. É claro que ela nem quer saber que está desenvolvendo isso, para ela é pura brincadeira e é isso o mais divertido: desenvolver todos esses aspectos de forma lúdica e saudável.

Lembrança entregue aos alunos do Mini-grupo 1- A/B
Adaptação Mini - grupo 2/E

Adaptação Mini - grupo 2/F

Nenhum comentário:

Postar um comentário