"Acreditamos que a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda. Se a nossa opção é progressiva, se estamos a favor da vida e não da morte, da equidade e não da injustiça, do direito e não do arbítrio, da convivência com o diferente e não de sua negação, não temos outro caminho se não viver a nossa opção, encarná-la, diminuindo, assim, a distância entre o que dizemos e o que fazemos." Paulo Freire



domingo, 29 de maio de 2011

Projeto: Alimentação

Período: Durante o ano letivo de 2011.
Tema: Os alimentos
Turmas: Mini-grupo 2/A Profª Creuza e Profª Maria de Jesus
E  Mini-grupo 1/C, Profª Wania e Profª Cleusa
Faixa etária: 03 anos e meio
Justificativa: Para as crianças não é nada prazeroso comer, verduras, legumes e frutas, portanto abordaremos de forma lúdica os alimentos, mostrando para as crianças que os mesmos são importantes à nossa saúde. Cabe ao professor orientar as crianças sobre todos os benefícios desses alimentos com prazer e tranqüilidade, contribuindo assim para seu desenvolvimento e em sua qualidade de vida.
Materiais Utilizados:
EVA de várias cores, para confecção dos móbiles, fio de naylon, caneta piloto, folhetos de supermercados, aparelho de som, cd, livros infantis, pesquisa na internet, frutas e legumes para a degustação.
Objetivos:
Ampliar o repertório de alimentos
Estimular o paladar
Despertar o prazer em comer corretamente
Atividade de lançamento:
Decoração da sala com móbiles de frutas e legumes.
Música: Trabalhar com a música: O que tem na sopa do neném do cd Palavra Cantada.
Que tem na sopa do neném?
Que tem na sopa do neném?
Será que tem espinafre, será que tem tomate?
Será que tem feijão, será que tem agrião?
É um, é dois, é três!
Que tem na sopa do neném?
Que tem na sopa do neném?
Será que tem farinha, será que tem galinha?
Será que tem macarrão, será que tem caminhão?
É um, é dois, é três!
Que tem na sopa do neném?
Que tem na sopa do neném?
Será que tem rabanete, será que tem sorvete?
Será que tem berinjela, será que tem panela?
É um, é dois, é três!
Que tem na sopa do neném?
Que tem na sopa do neném?
Será que mandioca. Será que tem minhoca?
Será que tem jacaré, será que tem chulé?
É um, é dois, é três!
Que tem na sopa do neném?
Que tem na sopa do neném?
Será que tem alho poro, será que tem sabão em pó?
Será que tem repolho, será que tem piolhos?
É um, é dois, é três!
Sandra Peres, Sopa. Canções de brincar, Palavra Cantada, 1996, 01 CD.
Estratégias:
Mostrar para as crianças figuras dos alimentos que tem na letra da música e acrescentar outros;
Mostrar figura de um bebe saudável explicando que  quem come todos os alimentos cresce com saúde.
Desenvolvimento do projeto:
Trabalhar com colagem usando folhetos de supermercados; pintura livre e em desenho; desenho livre;
Apreciação individual (deguste) de diferentes alimentos: frutas, legumes e verduras.
Confeccionar um painel.
Atividade principal
Painel coletivo para exposição (feira cultural da escola)
Áreas abordadas:
Natureza e Sociedade, Linguagem Oral e Escrita, matemática, Arte, etc.
Avaliação: Acontecerá através de observação e registros das atividades e ações desenvolvidas em sala de aula.

Um comentário:

  1. Parabéns meninas...o blog está maravilhoso. Vocês são realmente nota dez!!! Um grande beijo cheio de saudades!!!

    ResponderExcluir