Projeto desenvolvido com os alunos:
Mini-grupo 2/C Profª Maridalva - Profª Aguinalda
Mini-grupo 2/E Profª Ada - Profª Andrea
Mini-grupo 2/F Profª Gessimira - Profª Fatima - Profª Teresinha
Justificativa
A escola é um espaço privilegiado para a promoção da saúde e desempenha papel fundamental na formação de valores, hábitos e estilos de vida, entre eles o da alimentação.
Este trabalho será desenvolvido durante o ano letivo, tendo como foco principal “as frutas”, o que não impedirá de abordarmos outros tipos de alimentos de acordo com a curiosidade e os questionamentos dos alunos que surgirem.A promoção de uma alimentação saudável no espaço escolar pressupõe que a integração de ações em três pontos fundamentais:
1 - ações, de estímulo à adoção de hábitos alimentares saudáveis, por meio de atividades educativas que informem e motivem escolhas individuais
2 - ações, de apoio à adoção de práticas saudáveis por meio da oferta de uma alimentação equilibrada no ambiente escolar e
3 - ações, de proteção à alimentação saudável, por meio de medidas que evitem a exposição da comunidade escolar a práticas alimentares inadequadas.
Para iniciar uma conversa sobre o consumo das frutas o professor pode ler histórias que tratem sobre este tema.
Sugestões:
Leitura do livro
“A Laranja Colorida” de Ronaldo Simões Coelho (Editora Le). Nele uma laranja quer se esconder para que seus amigos possam degustá-la posteriormente, mas por se disfarçar tão bem acaba não podendo mais ser vista e fica com medo de apodrecer no pé de laranja; assim tenta criar estratégias para que seus colegas finalmente a encontrem.
“A Laranja Colorida” de Ronaldo Simões Coelho (Editora Le). Nele uma laranja quer se esconder para que seus amigos possam degustá-la posteriormente, mas por se disfarçar tão bem acaba não podendo mais ser vista e fica com medo de apodrecer no pé de laranja; assim tenta criar estratégias para que seus colegas finalmente a encontrem.
“Poesia é fruta doce gostosa” de Elias José (Editora FTD) onde a abordagem do tema, é, feito através de poesias.
“Calor e frio, frutos e flores!” de Marly França e Eliardo França (Editora Atica) onde são várias as frutas contempladas com uma bela ilustração.
“A Banana” de Marly França e Eliardo França (Editora Atica) onde varias frutas são citadas .
Após a leitura, conversem sobre o texto lido; fale sobre a importância das frutas para uma alimentação saudável e gostosa. De posse de revistas e tesouras, sugira, aos alunos, que procurem e recortem imagens de frutas.
“Calor e frio, frutos e flores!” de Marly França e Eliardo França (Editora Atica) onde são várias as frutas contempladas com uma bela ilustração.
“A Banana” de Marly França e Eliardo França (Editora Atica) onde varias frutas são citadas .
Após a leitura, conversem sobre o texto lido; fale sobre a importância das frutas para uma alimentação saudável e gostosa. De posse de revistas e tesouras, sugira, aos alunos, que procurem e recortem imagens de frutas.
Objetivo geral:
Promover o consumo de alimentos saudáveis e a consciência de sua contribuição para a promoção da saúde de uma forma atraente, lúdica e educativa.
Objetivos especificos:
- Pesquisar e registrar sobre a alimentação da família;
- Buscar informações em diferentes fontes de forma a verificar e comprovar hipóteses feitas sobre o assunto;
- Identificar semelhanças e diferenças entre os hábitos alimentares dos alunos;
- Refletir sobre as sua ações diárias em relação à saúde, o que engloba cuidado e preservação com o meio ambiente e com a higiene;
- Valorizar atitudes relacionadas à saúde e ao bem estar individual e coletivo;
- Valorizar o momento reservado à alimentação.
Áreas do conhecimento/Conteúdo
Linguagem oral e escrita
- Interpretações pessoais
- Leitura oral de gêneros textuais instrucionais
- Reconto
- Produção textual individual e coletiva
Objetivos especificos:
- Pesquisar e registrar sobre a alimentação da família;
- Buscar informações em diferentes fontes de forma a verificar e comprovar hipóteses feitas sobre o assunto;
- Identificar semelhanças e diferenças entre os hábitos alimentares dos alunos;
- Refletir sobre as sua ações diárias em relação à saúde, o que engloba cuidado e preservação com o meio ambiente e com a higiene;
- Valorizar atitudes relacionadas à saúde e ao bem estar individual e coletivo;
- Valorizar o momento reservado à alimentação.
Áreas do conhecimento/Conteúdo
Linguagem oral e escrita
- Interpretações pessoais
- Leitura oral de gêneros textuais instrucionais
- Reconto
- Produção textual individual e coletiva
Linguagem matemática
- Sistema de numeração (identificação, traçado e contagem)
- Grandezas e medidas (sistemas de medida não-convencionais)
- Agrupamentos
- Situações-problema ( Tenho por exemplo 01 fruta que tenho de fazer para todos comerem?)
- Semelhança/diferença
Artes
-Linguagem visual, Poesia, Música, Modelagem, Pintura e Desenho
- Sistema de numeração (identificação, traçado e contagem)
- Grandezas e medidas (sistemas de medida não-convencionais)
- Agrupamentos
- Situações-problema ( Tenho por exemplo 01 fruta que tenho de fazer para todos comerem?)
- Semelhança/diferença
Artes
-Linguagem visual, Poesia, Música, Modelagem, Pintura e Desenho
Ciências
- Nosso corpo (higiene corporal – lavar as mãos antes das refeições), Meio ambiente (produção de alimentos), Nutrição e desnutrição
- Nosso corpo (higiene corporal – lavar as mãos antes das refeições), Meio ambiente (produção de alimentos), Nutrição e desnutrição
História/geografia
- Modos de alimentação dos grupos sociais; Regras e princípios sociais; Tempo
Recursos/Estratégias
- Modos de alimentação dos grupos sociais; Regras e princípios sociais; Tempo
Recursos/Estratégias
Livro “A Laranja Colorida” de Ronaldo Simões Coelho (editora Le), Revistas, tesouras, cartolina, Frutas escolhidas semanalmente, Roda da conversa, Cozinha experimental (fazer salada de frutas, sucos,etc), Músicas, Teatro (vendinha)
Pintura, Pesquisas em diversas fontes (revistas, livros de receitas infantis, internet, vídeo...), Recorte, colagem e modelagem, Desenho livre e Sucatas
Procedimentos Medodológicos (Ações)
- Apresentação de desenhos de diferentes frutas às crianças e pedir que cada criança escolha uma.
- Nomear constantemente as frutas apresentadas aos alunos
- Relacionar o nome dos alunos, com a fruta escolhida por eles através de painel afixado na sala.
- Conversa e registro (desenhos) sobre as frutas escolhidas por eles
- Identificação de semelhanças e diferenças entre hábitos alimentares dos alunos;
- Informações sobre formas, cores e tamanhos das frutas
- Construção de jogo da memória a partir de imagens de frutas
- Identificação de frutas, através do olfato e tato, utilizando a caixa surpresa
- Trazer para a sala de aula algumas frutas, e conversar sobre as preferências através da degustação;
- Trabalhar com recorte de frutas
- Visitar uma feira;
- Preparação e degustação de receitas que utilizem frutas
- Organização de um livro onde além da produção da criança, terá o registro sobre o valor nutritivo da fruta trabalhada.
Produto Final
Finalizaremos o projeto com a apresentação do livro contendo o trabalho realizado pelos alunos. Com um momento de degustação das frutas e apresentação dos trabalhos desenvolvidos.
Finalizaremos o projeto com a apresentação do livro contendo o trabalho realizado pelos alunos. Com um momento de degustação das frutas e apresentação dos trabalhos desenvolvidos.
Avaliação
Analisar se as crianças compreenderam o que é uma alimentação saudável; observar se estão experimentando novas frutas e aumentando seu consumo.
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