Tema: Música
Título: Aprendendo com
música
Turma/professoras: Rosa e
Rosana
Apresentação:
A música é uma linguagem muito importante na
comunicação e expressão humana. Desde
antes do nascimento, as crianças já estão imersas num mundo de sons. Assim os
sons e a música constituem uma fonte importante de conexão cultural.
Justificativa:
Como educadores na educação infantil, devemos
dar as crianças a oportunidade de viver a música, apreciando, cantando e criando
sons. Através da musicalização as crianças ampliam suas relações com o espaço
natural ou construído, desenvolvendo a capacidade de expressar e comunicar
sensações, sentimentos e pensamentos.
Objetivo Geral:
- Desenvolver habilidades como:
socialização, expressividade, percepção espacial e raciocínio lógico;
- Envolver as famílias no
desenvolvimento do projeto.
Objetivos Específicos:
- Ampliar o repertório musical da cultural
infantil;
- Explorar e identificar elementos
da música para se expressar, interagir com os outros e ampliar o conhecimento
de mundo;
- Desenvolver a motricidade;
- Desenvolver relações sociais e
afetivas através da música e do movimento;
- Despertar nas crianças o prazer em
cantar, dançar e brincar com a música.
Desenvolvimento/Etapas do
projeto:
- Escolher uma música por quinzena
ou mensal, para desenvolver o aprendizado das linguagens de aprendizado.
- Realizar rodas de música diárias.
- Elaborar cartazes/painéis com
auxílio das crianças utilizando diferentes tipos de materiais como por exemplo:
tintas de varias cores com uso de pinceis, dedos e esponjas, folhas de revistas
cortadas com as mãos e tesouras, etc.
- Confeccionar com as crianças
instrumentos musicais e brinquedos de sucata, de cada música escolhida, com
auxilio das famílias para a arrecadação dos objetos a serem utilizados em cada
peça, fazendo assim que as famílias interajam com o projeto.
- Utilizar vários suportes para a
apreciação das músicas como: CDs, DVDs de diferentes gêneros musicais, o
próprio corpo da criança e também os sons da natureza, como por exemplo: o
vento, os trovões, o barulho da chuva, etc.
Avaliação:
Será realizada de forma contínua e
processual ao longo do desenvolvimento do projeto, através de avaliações
individuais e coletivas, além da confecção do portifólio da cada criança.
Bibliografia:
Orientações curriculares: expectativas de aprendizagens e orientações
didáticas para a educação infantil / Secretaria Municipal de Educação - SP;
SME/DOT, 2009
Site:
professoralourdesduarte.blogspot.com.br ; simoneazevedoeducadora.blospot.com.br
.
Turminha maravilhosa!! Tão pequeninos, mas me ensinaram muito e me fez ter mais certeza ainda da profissão que eu escolhi.
ResponderExcluir