"Acreditamos que a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda. Se a nossa opção é progressiva, se estamos a favor da vida e não da morte, da equidade e não da injustiça, do direito e não do arbítrio, da convivência com o diferente e não de sua negação, não temos outro caminho se não viver a nossa opção, encarná-la, diminuindo, assim, a distância entre o que dizemos e o que fazemos." Paulo Freire



quinta-feira, 23 de abril de 2015

Projeto 2015: "Aprendendo com música" - MGII C





Tema: Música

           

            Título: Aprendendo com música

           

            Turma/professoras: Rosa e Rosana



            Apresentação:

             A música é uma linguagem muito importante na comunicação  e expressão humana. Desde antes do nascimento, as crianças já estão imersas num mundo de sons. Assim os sons e a música constituem uma fonte importante de conexão cultural.



            Justificativa:

             Como educadores na educação infantil, devemos dar as crianças a oportunidade de viver a música, apreciando, cantando e criando sons. Através da musicalização as crianças ampliam suas relações com o espaço natural ou construído, desenvolvendo a capacidade de expressar e comunicar sensações, sentimentos e pensamentos.



            Objetivo Geral:

            - Desenvolver habilidades como: socialização, expressividade, percepção espacial e raciocínio lógico;

            - Envolver as famílias no desenvolvimento do projeto.



            Objetivos Específicos:

             - Ampliar o repertório musical da cultural infantil;

            - Explorar e identificar elementos da música para se expressar, interagir com os outros e ampliar o conhecimento de mundo;

            - Desenvolver a motricidade;

            - Desenvolver relações sociais e afetivas através da música e do movimento;

            - Despertar nas crianças o prazer em cantar, dançar e brincar com a música.



            Desenvolvimento/Etapas do projeto:

            - Escolher uma música por quinzena ou mensal, para desenvolver o aprendizado das linguagens de aprendizado.

            - Realizar rodas de música diárias.

            - Elaborar cartazes/painéis com auxílio das crianças utilizando diferentes tipos de materiais como por exemplo: tintas de varias cores com uso de pinceis, dedos e esponjas, folhas de revistas cortadas com as mãos e tesouras, etc.

            - Confeccionar com as crianças instrumentos musicais e brinquedos de sucata, de cada música escolhida, com auxilio das famílias para a arrecadação dos objetos a serem utilizados em cada peça, fazendo assim que as famílias interajam com o projeto.

            - Utilizar vários suportes para a apreciação das músicas como: CDs, DVDs de diferentes gêneros musicais, o próprio corpo da criança e também os sons da natureza, como por exemplo: o vento, os trovões, o barulho da chuva, etc.

           

            Avaliação:

            Será realizada de forma contínua e processual ao longo do desenvolvimento do projeto, através de avaliações individuais e coletivas, além da confecção do portifólio da cada criança.



            Bibliografia:

             Orientações curriculares:  expectativas de aprendizagens e orientações didáticas para a educação infantil / Secretaria Municipal de Educação - SP; SME/DOT, 2009
      Site: professoralourdesduarte.blogspot.com.br ; simoneazevedoeducadora.blospot.com.br .

     










     


Um comentário:

  1. Turminha maravilhosa!! Tão pequeninos, mas me ensinaram muito e me fez ter mais certeza ainda da profissão que eu escolhi.

    ResponderExcluir