"Acreditamos que a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda. Se a nossa opção é progressiva, se estamos a favor da vida e não da morte, da equidade e não da injustiça, do direito e não do arbítrio, da convivência com o diferente e não de sua negação, não temos outro caminho se não viver a nossa opção, encarná-la, diminuindo, assim, a distância entre o que dizemos e o que fazemos." Paulo Freire



segunda-feira, 16 de maio de 2011

Projeto: Construindo a afetividade com responsabilidade


Justificativa;
Descobrir, como a criança manifesta seus sentimentos, através da roda de conversa, por meio da linguagem oral, gestos, movimentos, pintura, desenhos, jogos e brincadeiras.

Objetivos:
Promover relações entre família, aluno(a) e escola.
Desenvolver laços afetivos.
Construir a identidade e autonomia.

Conteúdo: tais conteúdos são importantes no processo de ensino e aprendizagem da criança.
Trabalhar a afetividade com responsabilidade
Reconhecimento do outro
Resgatar valores, limites, regras de convivência
Respeito aos colegas e a diversidade
Promover a auto-estima
Socialização entre crianças por meio de ações do seu cotidiano.

Estratégia: Favorecer inter-cambio entre pais e filhos, visando momentos de contato e diálogos que se tornam limitados no dia a dia da família.

Avaliação: Será realizada através da observação, depoimentos e os registros dos pais e responsáveis sobre a experiência  realizada com as crianças.

Dinâmica do projeto: No ultimo dia da semana uma criança levará para casa uma sacola contendo uma boneca (o) e um caderno. Em casa a criança deverá “cuidar” desta boneca (o) e os pais ou responsáveis deverão registrar no caderno como foi a experiência. Poderá escrever desenhar, fazer uma colagem, etc. Este material deverá se devolvido à escola no primeiro dia da semana de aula em perfeito estado de conservação.

Este projeto está sendo desenvolvido na escola desde o ano de 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário