"Acreditamos que a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda. Se a nossa opção é progressiva, se estamos a favor da vida e não da morte, da equidade e não da injustiça, do direito e não do arbítrio, da convivência com o diferente e não de sua negação, não temos outro caminho se não viver a nossa opção, encarná-la, diminuindo, assim, a distância entre o que dizemos e o que fazemos." Paulo Freire



sábado, 21 de maio de 2011

Projeto brinquedos e brincadeiras


Projeto desenvolvido com os alunos do Mini-grupo 2/B
Profª Bernadete - Profª Maria Ivone - Profª Rosana

Justificativa

Formar a criança para o exercício da cidadania e utilizar a arte de brincar e criar, como maneira de expressão de sentimentos, de afetividade e de estimulo a imaginação. O nosso trabalho como educador é mostrar que brincar faz parte da educação da criança e contribui para a construção do cognitivo, social e moral.

Objetivo

  • Despertar o gosto pela arte;
  • Desenvolver a linguagem oral, expressão corporal e a coordenação motora global através de deslocamento;
  • Promover socialização, alegria e descontração;
  • Aprender regras de comportamento;
  • Estimular a interação e a criatividade;
  • Desenvolver habilidades;
  • Trabalhar a identidade, autonomia, cooperação, responsabilidade, percepção auditiva, integração, atenção, equilíbrio e sensibilidade musical.

Estratégias

Atividades simples serão desenvolvidas durante o ano letivo, que estimulem a coordenação de movimentos e as habilidades manuais por meio de brincadeiras em grupo, construção de brinquedos com sucatas, que além de descontrair, desperta a noção da preservação da natureza e reciclagem.

Conclusão

Realizar atividades que desenvolvam na criança o exercício de cidadania é o objetivo principal deste projeto, que para isso utiliza-se materiais recicláveis e com muita criatividade. Promover brincadeiras e construir brinquedos com sucatas são formas eficazes e divertidas de conscientizar a criança da importância da preservação da natureza.

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