"Acreditamos que a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda. Se a nossa opção é progressiva, se estamos a favor da vida e não da morte, da equidade e não da injustiça, do direito e não do arbítrio, da convivência com o diferente e não de sua negação, não temos outro caminho se não viver a nossa opção, encarná-la, diminuindo, assim, a distância entre o que dizemos e o que fazemos." Paulo Freire



terça-feira, 17 de maio de 2011

Projeto "Construindo e Brincando com Sucatas" Abril de 2011.


Histórico do Projeto
De acordo com o Plano de Metas, continuaremos a desenvolver o Projeto “Brincadeira é coisa séria”, pois entendemos a importância das brincadeiras para o desenvolvimento das nossas crianças. Para tanto compreendemos a necessidade de continuar incluindo a família no Centro de Educação Infantil, a fim de conscientizá-los que o brincar consiste numa excelente ferramenta para o aprendizado dos pequenos.
Com os resultados positivos dos anos anteriores, confirmando as nossas expectativas, decidimos em reunião as modificações do projeto para o ano de 2011, considerando que muitas crianças e pais participaram do evento 2010. Para enriquecê-lo ampliamos a proposta do brincar, definindo o tema “Construindo e brincando com sucata”, a fim de vivenciar com os pais como um simples brinquedo construído com material reciclado pode enriquecer as brincadeiras infantis.
As discussões e idéias para o evento foram baseadas nas nossas experiências em sala de aula. Observando as crianças percebemos o interesse em brincar com sucatas, e os jogos que serão desenvolvidos com os pais fazem parte da nossa rotina escolar. 
Introdução
“O brincar é uma necessidade básica e um direito de todos. O brincar é uma experiência humana, rica e complexa.” (Almeida, M.T.P, 2000)
As crianças de hoje estão sendo vitimas de uma mudança rigorosa e intensiva de desapropriação do espaço físico, espaço esse que seria para o aprendizado motor, cognitivo e social durante as brincadeiras de rua, nos quintais, momentos de liberdade e espontaneidade.
As casas e as ruas que até pouco tempo permitiam amplos movimentos e brincadeiras diversas estão restringindo estas atividades por falta de espaço físico oferecido pela escola para seu desenvolvimento físico e motor. As brincadeiras de antigamente que empolgaram as crianças como: amarelinha, pular corda, pega-pega, barra-manteiga, jogo de bolinhas e outros, auxiliaram e muito no aprendizado motor e por isso precisam ser resgatadas e ensinadas para que as crianças de hoje possam usufruir dessa riqueza de movimentos para que preservem a cultura.
Brincando a criança constrói significados e apropria-se de diferentes papeis sociais, para o atendimento das relações afetivas e a construção de conhecimento, e conseqüentemente desenvolver sua identidade e autonomia.
Brincando a criança aprende e assim se desenvolve, extravasando o que sente, descarregando tensões, aprendendo a respeitar os outros e a participar em grupos, enfim, as atividades lúdicas contribuem realmente para as crianças construírem conceitos fundamentais para torná-los adultos mais humanos.
Justificativa
Percebemos nas experiências e vivências como professoras de Educação Infantil que muitos pais não compreendem a importância do brincar na escola, pensam que as crianças apenas brincam no período em que permanecem no CEI, desconhecendo que esses momentos são importantes para a construção das capacidades infantis.
O nosso projeto “Construindo e brincando com sucata” vem de encontro com essa problemática, objetivando vivenciar com os pais brincadeiras que as crianças brincam no cotidiano escolar, entendendo as suas contribuições para o desenvolvimento cognitivo, motor, social e moral.
Consideramos ainda importante provocar os pais a pensarem no tempo que brincam com os seus filhos em casa, momentos esses fundamentais para fortalecer o vinculo afetivo entre pais e filhos. Para enriquecer essas brincadeiras mostraremos também brinquedos simples que podem ser construídos com material reciclado, que podem muitas vezes substituir os brinquedos eletrônicos e enriquecer esses momentos de brincar. 
Objetivo Geral
Promover a interação escola-família-comunidade, para vivenciar com os pais a importância do brincar no desenvolvimento infantil, possibilitando para que conheçam um pouco as atividades e brincadeiras presentes na rotina do CEI, dando ênfase à construção dos brinquedos de sucata que enriquecerão esses momentos. 
Objetivos Específicos
Promover a interação entre pais e a equipe escolar de forma lúdica e prazerosa;
Resgatar momentos da infância;
Valorizar o brincar, conhecendo algumas brincadeiras infantis;
Aprender a construir brinquedos com material reciclável;
Conscientizar para a preservação do meio ambiente;
Preparação e organização do projeto
Primeiramente em reunião com os professores e coordenadora pedagógica decidiu-se a proposta do projeto nesse ano de 2011. Depois de muitas discussões e idéias se definiu o tema “Construindo e brincando com sucata”.
Posteriormente foi decidida a decoração do espaço: brinquedos de sucata para enfeitar o mural do refeitório e os corredores do CEI. O convite do evento seguiu a proposta desse ano, um quebra-cabeça de papelão, a lembrancinha um biboque de garrafa pet e a cortina de entrada do evento confeccionada com caixas de ovos.
A mensagem que os pais receberão no dia, também completou o tema. Para a avaliação dos participantes será confeccionado o caminhão da reciclagem, na qual os pais deixaram seus recados.
O refeitório no dia do evento será  organizado com cadeiras para acomodar os pais de forma confortável. Cartazes serão fixados na parede explicando as brincadeiras e seus objetivos.
Brincadeiras a serem desenvolvidas no evento
Boliche: Jogar boliche é para as crianças uma atividade muito motivadora.  Além da organização necessária, desde a formação das equipes, das garrafas e para a marcação de pontos, a criança é estimulada em sua inteligência corporal na medida em que precisa controlar movimentos de pernas e braços, adequar a força do arremesso da bola e perceber distâncias entre ela e as garrafas e entre as garrafas. O jogo consiste em derrubar as garrafas.
Objetivos: desenvolver noções de quantidade; estimular a percepção espacial; desenvolver a coordenação motora; estimular a competição positiva; desenvolver a habilidade com a bola; trabalhar as cores.
Material utilizado: 10 garrafas pet pequenas, decoradas com papel crepom dentro e durex colorido em volta. Para as garrafas ficarem mais pesadas colocamos feijão.
Tiro ao alvo: O jogo consiste em acertar as bolas no alvo, cada garrafa tem uma cor, com pontuações diferentes. Ganha o participante que acumular mais pontos.
Objetivos: explorar os movimentos de encaixe e lançamento; incentivarem as crianças a conhecerem diferentes dinâmicas do movimento, desenvolvendo os limites do corpo, trabalhar as cores.
Material utilizado: Garrafas pet, guache, cola quente. Corte 7 garrafas de 2 litros (20cm), pinte as garrafas com tinta guache em cores variadas, cole-as formando um hexágono, e para fixá-las melhor utilize cola quente.
Pescaria seletiva: O lixo reciclável será colocado dentro de uma caixa grande de papelão. Três competidores, cada um na sua vez, pescarão os lixos e farão a separação destes de acordo com os materiais que são fabricados, colocando-os em seus recipientes específicos. Cada competidor terá um minuto para realizar a atividade. Ganha a competição quem pescar e separar corretamente mais lixo.
Objetivos: incentivar a separação de lixo e a reciclagem; reconhecer diferentes tipos de materiais; desenvolver a coordenação motora; incentivar a consciência ecológica.
Material utilizado: Caixa grande de papelão, lixo reciclável (latinhas, garrafas pet, copinhos plásticos, caixinhas...), varas para pescaria, recipientes para separação do lixo. 
Recursos utilizados
Garrafas pet, barbante, durex colorido, papelão, canetinhas, durex grosso, caixa de ovos vazia, guache, folha sulfite, EVA, papel crepom, color set, cartolina, cola branca, cola bastão, cola quente, fio de náilon, livros, revistas, jornais, canudos, sucatas em geral, cestas, cadeiras, mesa, aparelho de som, microfone. 
Referências Bibliográficas
Os Jogos e Lúdico na Aprendizagem Escolar
Lino Macedo, Ana Lúcia Sicoli Petty, Norimar Chiste Passos
Editora Artmed 
O Jogo e a Educação Infantil
Tizuko Morchida Kashimoto
Editora Pioneira





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