"Acreditamos que a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda. Se a nossa opção é progressiva, se estamos a favor da vida e não da morte, da equidade e não da injustiça, do direito e não do arbítrio, da convivência com o diferente e não de sua negação, não temos outro caminho se não viver a nossa opção, encarná-la, diminuindo, assim, a distância entre o que dizemos e o que fazemos." Paulo Freire



segunda-feira, 16 de maio de 2011

Projeto – A leitura Dentro do Imaginário Infantil


Justificativa: propiciar situações para que as crianças imitem ações

Objetivos:
Desenvolver o gosto pela leitura , a ética e valores
Socialização cultural com a família
Senso critico e autonomia
Estimular a capacidade de ouvir e contar histórias
Conteúdo:
Sensibilizar as crianças através de histórias, observando a expressividade e  aspectos sonoros da linguagem.
Ouvir com atenção, vivenciar histórias, com gestos, lidas, contadas, com ou sem ilustrações, transformadas ou inventadas pelas crianças.
Estratégicas
Criar oportunidade para que a criança  expresse sua identidade, seus sentimentos e emoções, relacionar-se com os outros, imaginar e recriar a realidade.
Contar histórias após ter ordenado uma seqüência de gravuras, reproduzir verbalmente uma história  ouvida. Essa estratégica é seguida de acordo a faixa etária.
Brincadeiras com palavras e sons
Leitura com a participação da família e elogios às crianças.
Avaliação: serão observados, o interesse da criança, participação, autonomia, responsabilidade e respeito pelos outros.
Dinâmica do projeto: No ultimo dia da semana uma criança levará para casa uma sacola contendo um livro de história  e um caderno. Em casa os pais ou responsáveis deverão ler a história para a criança e registrar no caderno como foi a experiência. Poderá escrever desenhar, fazer uma colagem, etc. Este material deverá se devolvido à escola no primeiro dia da semana de aula em perfeito estado de conservação.

 Este projeto está sendo desenvolvido na escola desde o ano de 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário