"Acreditamos que a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda. Se a nossa opção é progressiva, se estamos a favor da vida e não da morte, da equidade e não da injustiça, do direito e não do arbítrio, da convivência com o diferente e não de sua negação, não temos outro caminho se não viver a nossa opção, encarná-la, diminuindo, assim, a distância entre o que dizemos e o que fazemos." Paulo Freire



sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Adaptação Escolar: Desafio e Aprendizado

                                           Luciana Wolker da Silva*

Marcado por encontros e desencontros, a adaptação escolar é o momento em que a criança e seus familiares passam a criar com a escola  relações afetivas  destinadas a favorecer a construção de um mundo social mais amplo em que estejam presentes duas conquistas fundamentais: INDEPENDÊNCIA e AUTONOMIA.
Como adaptação e separação caminham juntas, o ingresso na escola tende a gerar ansiedade. Assim é importante que este período se organize de forma gradual, com pais orientados e seguros acerca do que esperam para os filhos que ingressam na escola para que esse sentimento seja entendido, discutido e superado pelos envolvidos.
O primeiro grande passo a ser dado pela família é  confiar no trabalho a ser desenvolvido pela escola e pelo professor. Da interação família e escola resulta a construção de laços saudáveis, aptos a uma troca de vivências que enriquece a permanência da criança no meio escolar e possibilita seu pleno desenvolvimento. Já a segurança deve aparecer como base, ou seja, pais seguros, adaptação mais tranqüila.
Muitos estudos indicam que a qualidade do relacionamento entre professores e pais é de fundamental importância para o desenvolvimento social da criança, atestando que a atenção e o afeto recebidos na infância  ajudam a ver o mundo de forma positiva e acreditar que a convivência com os outros também será agradável.

Mini -grupo 2/E

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