Sala: Mini Grupo 2/B/C e E
Profªs.: Vania, Luiza e Gessimira (manhã)
Profªs.: Aguinalda, Andrea e Fatima Maciel (tarde)
Publico Alvo: Alunos da Educação Infantil
Faixa Etária: 3 à 4 anos
Período: 1 Ano
JUSTIFICA TIVA
Nos tempos atuais é imprescindível que a educação de forma interdisciplinar aborde, o meio ambiente para que as crianças conheçam e valorizem as leis da natureza, e acima de tudo aprendam a cuidar dos nossos recursos naturais promovendo o desenvolvimento sustentável.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Identificar-se como parte integrante do meio ambiente.
Se Reconhecer como agente de promoção do desenvolvimento sustentável.
Preservar e valorizar o meio ambiente, aumentando o ciclo de vida do nosso habitat;
Objetivos gerais
Desenvolver a criatividade e a socialização
Conscientização sobre a importância do meio ambiente.
Perceber a ligação do homem com a natureza.
Reconhecer os cuidados com a água.
Reconhecer o solo como lugar onde plantamos, andamos; construirmos, etc.
Reconhecer os diferentes tipos de solo: arenoso, argiloso, com humus
Valorizar a água e o ar como fatores de sobrevivência para o mundo.
Compreender o ciclo da vida, analisando as fases de crescimento de uma planta.
Conhecer os diversos tipos de plantas e árvores
Aprender as funções específicas de cada uma das partes e a importância das plantas.
Conhecer os benefícios que as plantas trazem para o homem em forma de alimentos ricos em vitaminas.
Identificar os diferentes tipos de animais e reconhecê-los quanto sua classificação.
Entender a metamorfose dos animais identificar o habitat dos animais
Distinguir animais nocivos, domésticos, selvagens, etc.
DESENVOLVIMENTO DO PROJETO:
Roda da conversa sobre o tema
Confecção de cartazes sobre o tema
Fazer experiências sobre o tema (solo, ar, água, vegetais)
Fazer desenhos e pinturas livres e dirigidas sobre o tema
Fazer recorte e colagens sobre o tema
Fazer uma horta em garrafa pet
Fazer compostagem em garrafa pet
Ouvir e cantar músicas sobre o tema
Assistir DVD sobre o tema
Roda de história
Passeios para parque ecológico e ida ao teatro
ATIVIDADE PRINCIPAL: Portfólio das atividades trabalhadas durante o ano.
AVALIAÇÃO: no projeto será avaliado a criatividade, a participação e o interesse pelas atividades dentro e fora da sala, a partir das observações diárias a registros da rotina.
Nenhum comentário:
Postar um comentário