"Acreditamos que a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda. Se a nossa opção é progressiva, se estamos a favor da vida e não da morte, da equidade e não da injustiça, do direito e não do arbítrio, da convivência com o diferente e não de sua negação, não temos outro caminho se não viver a nossa opção, encarná-la, diminuindo, assim, a distância entre o que dizemos e o que fazemos." Paulo Freire



quarta-feira, 1 de junho de 2011

Projeto: Natureza e sociedade


Grupo: Mini grupo I E

Professoras: Anabelga / Margareth

Tema: Os alimentos

Justificativa: Comer frutas e legumes são motivos de muitas caras feias dentro do cotidiano do CEI, abordar de forma lúdica os alimentos, mostrará para as crianças que os alimentos, em especial as frutas e os legumes são importantes para a nossa saúde. Cabe ao professor orientar as crianças de todos os benefícios destes alimentos, de uma forma prazerosa e tranqüila, contribuindo assim para seu desenvolvimento e sua qualidade de vida.

Objetivos: Ampliar o repertório de alimentos e um paladar diversificado.

Atividade de lançamento: Contar uma história lúdica utilizando os alimentos como personagens principais, transformam os vegetais em amigos, contribuindo para que a abordagem do tema seja mais tranqüila e desta forma acontecendo mudança de comportamento, que resultará na promoção do aprendizado.

Desenvolvimento do projeto

  • Contar história lúdica com o tema;
  • Confecção de um painel dos alimentos;
  • Pintura dos alimentos (atividade individual e coletiva);
  • Cantar músicas sobre alimentos;
  • Apreciação individual de alimentos diferentes (frutas e legumes servidos na escola).

Atividade principal: Painel coletivo com frutas e legumes (recorte e colagem).

Áreas abordadas: Natureza e sociedade, música e artes.

Avaliação: Acontecerá através de observação e registros das ações desenvolvidas em sala de aula.


 Observação: Nesta turma também está sendo desenvolvido o projeto a seguir.

Projeto: Corpo e movimento

Objetivo: Desenvolver o canto, a linguagem oral, a coordenação do movimento e a flexibilidade com brincadeiras que possibilitem a percepção rítmica do corpo.

Duração: O ano todo.

Justificativa: Proporcionar que a criança venha a conhecer o seu corpo e limites, com a interação do ambiente onde ele possa aprender a conviver, compartilhar e se relacionar com o outro.

Estratégias / Conteúdos:

  • CD de músicas: “Aprendendo e brincando com músicas”;
  • Artes: Pinturas, colagens, manipulação de massa de modelar, teatro, histórias, cantigas de roda, ginásticas.
  • Linguagem: Roda de conversas, mímicas, gestos.

Conclusão: Um projeto que possibilita o desenvolvimento de diversas habilidades, tanto nas áreas motoras cognitivas quanto nas áreas afetivas, para a formação integral da criança.




Nenhum comentário:

Postar um comentário