Grupo: Mini grupo I E
Professoras: Anabelga / Margareth
Tema: Os alimentos
Justificativa: Comer frutas e legumes são motivos de muitas caras feias dentro do cotidiano do CEI, abordar de forma lúdica os alimentos, mostrará para as crianças que os alimentos, em especial as frutas e os legumes são importantes para a nossa saúde. Cabe ao professor orientar as crianças de todos os benefícios destes alimentos, de uma forma prazerosa e tranqüila, contribuindo assim para seu desenvolvimento e sua qualidade de vida.
Objetivos: Ampliar o repertório de alimentos e um paladar diversificado.
Atividade de lançamento: Contar uma história lúdica utilizando os alimentos como personagens principais, transformam os vegetais em amigos, contribuindo para que a abordagem do tema seja mais tranqüila e desta forma acontecendo mudança de comportamento, que resultará na promoção do aprendizado.
Desenvolvimento do projeto
- Contar história lúdica com o tema;
- Confecção de um painel dos alimentos;
- Pintura dos alimentos (atividade individual e coletiva);
- Cantar músicas sobre alimentos;
- Apreciação individual de alimentos diferentes (frutas e legumes servidos na escola).
Atividade principal: Painel coletivo com frutas e legumes (recorte e colagem).
Áreas abordadas: Natureza e sociedade, música e artes.
Avaliação: Acontecerá através de observação e registros das ações desenvolvidas em sala de aula.
Observação: Nesta turma também está sendo desenvolvido o projeto a seguir.
Projeto: Corpo e movimento
Objetivo: Desenvolver o canto, a linguagem oral, a coordenação do movimento e a flexibilidade com brincadeiras que possibilitem a percepção rítmica do corpo.
Duração: O ano todo.
Justificativa: Proporcionar que a criança venha a conhecer o seu corpo e limites, com a interação do ambiente onde ele possa aprender a conviver, compartilhar e se relacionar com o outro.
Estratégias / Conteúdos:
- CD de músicas: “Aprendendo e brincando com músicas”;
- Artes: Pinturas, colagens, manipulação de massa de modelar, teatro, histórias, cantigas de roda, ginásticas.
- Linguagem: Roda de conversas, mímicas, gestos.
Conclusão: Um projeto que possibilita o desenvolvimento de diversas habilidades, tanto nas áreas motoras cognitivas quanto nas áreas afetivas, para a formação integral da criança.
Nenhum comentário:
Postar um comentário