"Acreditamos que a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda. Se a nossa opção é progressiva, se estamos a favor da vida e não da morte, da equidade e não da injustiça, do direito e não do arbítrio, da convivência com o diferente e não de sua negação, não temos outro caminho se não viver a nossa opção, encarná-la, diminuindo, assim, a distância entre o que dizemos e o que fazemos." Paulo Freire



quinta-feira, 23 de abril de 2015

Projeto 2015: Fase1 - "Texturas e Sensações" - Berçários

  

TEMA: TEXTURAS E SENSAÇÕES 

DURAÇÃO: 15 DIAS

TURMA/PROFESSORES: KELI/TELMA/MICHELLE/VILMA

APRESENTAÇÃO: PROPICIAR AOS BEBÊS OPORTUNIDADES DE EXPLORAÇÃO E EXPERIÊNCIAS ATRAVÉS DE TEXTURAS E SENSAÇÕES, AMPLIANDO E AUXILIANDO EM SEU PROCESSO DE AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTOS NOVOS.
JUSTIFICATIVA: OS BEBÊS SE INTERESSAM POR TUDO QUE É NOVO, SENSAÇÕES, TEXTURAS, IMAGENS E SONS. PARTINDO DESSE PRESSUPOSTO, ESTE PROJETO SERÁ DESENVOLVIDO PARA QUE POR MEIO DA EXPLORAÇÃO DE DIFERENTES MATERIAIS OS PEQUENOS AMPLIEM A CAPACIDADE DE EXPRESSÃO E CONHECIMENTO DO MUNDO.
OBJETIVO GERAL: PROMOVER ATIVIDADES QUE ESTIMULEM E PERMITAM UM CONTATO DOS BEBÊS COM DIVERSOS MATERIAIS, TEXTURAS E SENSAÇÕES.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
  • EXPLORAR DIFERENTES MATERIAIS, OBSERVANDO SEUS ASPECTOS E CARACTERÍSTICAS;
  • MANUSEAR DE DIFERENTES FORMAS OS DIFERENTES TIPOS DE MATEIRAIS;
  • DESENVOLVER  CAPACIDADE MOTORA PARA ENCAIXAR, AMASSAR, ABRIR, FECHAR, ETC;
DESENVOLVIMENTO/ ETAPAS DO PROJETO:
·         RODA DE CONVERSA SOBRE OS DIVERSOS TIPOS DE MATERIAIS E OBJETOS QUE FAZEM PARTE DO NOSSO COTIDIANO;
·         AMPLIAR GRADUALMENTE O CONHECIMENTO DO SEU CORPO, AFIM DE APERFEIÇOAR SEUS RECURSOS DE DESLOCAMENTO E AJUSTAR SUAS HABILIDADES MOTORAS;
·         MANUSEAR DIFERENTES MATERIAIS: ESPONJA, LÃ, LIXAS, ALGODÃO, PLÁSTICO BOLHA, METAIS, MADEIRA, TECIDOS DE DIVERSAS TEXTURAS, AREIA, BALÕES COLORIDOS, BOLHAS DE SABÃO, COMER E EXPLORAR GELATINA, SENSAÇÕES DE CLARO E ESCURO/QUENTE E FRIO, DIVERSOS TIPOS DE SONS (ALTO/BAIXO), AMASSAR PAPEL CREPOM, MANIPULAR E RASGAR REVISTAS, CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS.
AVALIAÇÃO: OCORRERÁ DURANTE O DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES, OBSERVANDO A PARTICIPAÇÃO , INTERESSE, DIFICULDADES E CONQUISTAS DE CADA CRIANÇA.





Nenhum comentário:

Postar um comentário