Justificativa
Os animais estão presentes na vida das
crianças de maneira significativa, seja em desenhos, historias, mas também como
animais de estimação, e por causa disso possuem um importante caráter de
identificação pessoal e social. Os animais despertam o interesse
natural das crianças, em geral, contam com várias informações relativas a
ele.
É desta forma que percebemos que tudo o
que fazemos interfere no meio ambiente, desde o que comemos o que vestimos,
onde moramos como nos relacionamos com plantas, animais e com os outros. É
preciso entender a importância do meio em nossa vida. Por esta razão A total
importância de se trabalhar este projeto.
A utilização de fotos será amplamente
aproveitada, pois este recurso visual promoverá situações de interação,
reconhecimento e construção da auto-imagem, favorecendo as trocas e a percepção
do outro e, das igualdades e diferenças, e conseqüentemente, de si.
“A interação que faz parte da vida
social das crianças constitui-se em um conjunto de fenômeno naturais e sociais
indissociáveis diante do qual elas se mostram curiosas e investigativas.”
(RCNEI vol.3)
Como integrante de um mundo
sociocultural onde há singularidades, vivenciam experiências e interagem num
contexto de conceitos, valores, idéias, objetivos e representações sobre as
diversidades de temas inseridos na vida cotidiana construindo um conjunto de conhecimentos
ampliando experiências sobre o mundo que cerca neste ciclo há o despertar de
interesses.
“A educação infantil, primeira etapa da
educação básica tem por finalidade o desenvolvimento integral da criança até
seis anos de idade, em seus aspectos físicos, psicológico, intelectual e
social, contemplando a ação da família e da comunidade.” (LDB 1996)
O projeto animais que tem como tema
“meu amigo bicho e eu” visa acrescentar novas vivências sociais, possibilitando
o conhecimento sobre os animais, seu habitat, suas características,
alimentação, etc.
Objetivo
O objetivo principal do
projeto será de proporcionar aos alunos a compreensão sobre a importância dos animais,
os cuidados básicos dispensados para a sua sobrevivência, bem como a
valorização e preservação do meio ambiente.
Meta
Elaborar e estabelecer conceitos básicos da preservação e consciência
ecológica e respeito à natureza e animais.
Metodologia:
Através: da hora do conto; pesquisa
da sua história de vida junto à família; rodas de Conversa; atividades
gráficas, artísticas e motoras; construção com sucata; desenho Infantil livre e
dirigido; colagem; músicas; brincadeiras; dobraduras, filmes, passeios, etc., desenvolver
atividades onde a criança realizará em sala e extra-sala, experiências, as
quais poderão mostrar a importância e benefícios que os animais possuem em
nossas vidas com a ajuda também de profissionais que atuam na área.
Um passeio ao Zoológico, lugares
similares ou trazer animais para dentro da escola será de importância para
enriquecer o conhecimento dos alunos sobre o assunto.
Avaliação:
A avaliação deverá ser continua, o
que acontecerá durante todo o desenvolvimento do projeto através das
observações e registros realizados pelas professoras levando em conta a
participação, interesse, entusiasmo, resoluções de propostas, sendo
satisfatória quando a medida que os alunos ampliarem seus conhecimentos.
Referências Bibliograficas:
Internet
Referência Curricular Nacional
BARRO, Carlos. Ciência Meio Ambiente,
programas de saúde, ecologia. S.P., 1997.
Nenhum comentário:
Postar um comentário