"Acreditamos que a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda. Se a nossa opção é progressiva, se estamos a favor da vida e não da morte, da equidade e não da injustiça, do direito e não do arbítrio, da convivência com o diferente e não de sua negação, não temos outro caminho se não viver a nossa opção, encarná-la, diminuindo, assim, a distância entre o que dizemos e o que fazemos." Paulo Freire



segunda-feira, 2 de abril de 2012

Projeto: Brincando de aprender

Mini-grupo 2/A
Profª Bernadete - Profª Ivone

         Desde que uma criança é gerada, ela é muito importante. A própria criança percebe que tem necessidade de ser cuidada e educada pelos adultos.
Objetivos:
-que a criança sinta-se valorizada;
-perceber semelhanças e diferenças;
-aprender a respeitar;
-aprender regras de convívio, pois vivem num conjunto social;
-aprender noções de responsabilidade;
-aprender a confeccionar brinquedos com material reaproveitável;
-motivar a criança para a leitura.

Conceitos
Higiene; Alimentação; Respeito; Construção; Valorização; Organização; Identidade; Sociabilidade
Conteúdos:
Artes Visuais; Música; Língua escrita/ oral; Conceitos matemáticos; Natureza e sociedade

Estratégias:
Teatro; Música; Desenho; Jogos simbólicos; Parlendas; Brincadeiras livres e dirigidas; RODA DE HISTÓRIAS; Roda de conversa; Letras; Brinquedos; Parque

Recursos:
Materiais diversos:
papéis; papelão; EVA; tintas; Cola; pincéis; barbante; lã; sucatas.

Culminância:
Atividades apresentadas:
-murais do CEI;
-Fotos (registro);
-Feira cultural do CEI.

Conclusão
Brincando de aprender, talvez seja o meio mais assertivo para conquistar as crianças desta faixa etária. Tratam-se de atividades muito prazerosas e que permitem desenvolver diversos processos e habilidades, tais como: atenção, trabalho em grupo, coordenação motora e aptidão artística.
Dentro deste projeto estarão inseridos pequenos projetinhos que se destacam no Calendário Escolar, como Páscoa, Festa Junina, Folclore, dis das crianças e Natal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário