"Acreditamos que a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda. Se a nossa opção é progressiva, se estamos a favor da vida e não da morte, da equidade e não da injustiça, do direito e não do arbítrio, da convivência com o diferente e não de sua negação, não temos outro caminho se não viver a nossa opção, encarná-la, diminuindo, assim, a distância entre o que dizemos e o que fazemos." Paulo Freire



sexta-feira, 18 de maio de 2012

Berçario 2/AB - Professoras: Elisandra, Camila, Carla e Denise


Projeto: Era uma vez...

Objetivo geral
Favorecer o desenvolvimento das capacidades lingüísticas e criadora das crianças, formando nelas o gosto pela leitura.
Objetivos Específicos
Ampliar o vocabulário;
Identificar elementos que compõem a historia;
Estimular a produção de discurso oral;
Explorar possibilidades dos gestos e movimentos corporais;
Estimular a criatividade através de contos e dramatizações;
Perceber detalhes que compõem uma imagem;
Incentivar as crianças a relacionarem historias produzindo idéias divergentes;
Possibilitar o desenvolvimento da fantasia na criança;


Justificativa
A parceria da palavra e imagem do conto de fadas possibilita  a sensibilização na infância . Com isso as crianças (leitores iniciantes) costumam folhear livro, revistas, procurando ler imagens e criar enredos de acordo com sua capacidade criadora. Nesse momento lúdico é preciso sempre um ambiente aconchegante, afetivo, envolvendo-se numa disponibilidade de emoções.

Conteúdos Conceituais
Construindo, preparando e estimulando as crianças a novas descobertas do faz de conta, onde aprenderão novas possibilidades e a imaginação.Elaboração oral e coletiva de histórias;
Que as crianças sejam ricas em linguagens fazendo que o habito pela leitura

Conteúdos
Roda de histórias;Vídeos;
Confecções de painéis;
Colagens;
Pintura livre (interferência);
Modelagens;
Confecção com sucata;
Dramatizações;
Socialização;
Jogos;
Histórias com fantoches;
Pinturas com materiais diversos, giz de cera, cola colorida, tinta, giz de lousa;
Manuseio de livros e revistas;
Som (áudio de histórias);
Roda de conversa;
Esquema corporal;
Ordem cronológica dos acontecimentos


Conteúdos atitudinais
Expressar suas intenções, pensamentos e sentimentos; desenvolvendo a oralidade preparando para novas descobertas cooperar na organização dos materiais.Desenvolver a fantasia no faz de conta, coragem para enfrentar seus conflitos e desafios, trabalhar questões internas dos medos, ansiedades e sentimentos negativos.

Avaliação
Constante, durante todo o período do projeto.Os registros serão produzidos pelas professoras, buscando focalizar aspectos positivos do trabalho.

Contos a serem trabalhados
Março / Abril  * Chapeuzinho Vermelho

Maio / Junho * Os três Porquinhos

Agosto / Setembro *Branca de neve e os sete anões

Outubro / Novembro *João e Maria

Um comentário: