"Acreditamos que a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda. Se a nossa opção é progressiva, se estamos a favor da vida e não da morte, da equidade e não da injustiça, do direito e não do arbítrio, da convivência com o diferente e não de sua negação, não temos outro caminho se não viver a nossa opção, encarná-la, diminuindo, assim, a distância entre o que dizemos e o que fazemos." Paulo Freire



domingo, 24 de março de 2013

Projeto: Meio Ambiente trabalhando com sucata.

Turma: MGII C
Profª Maridalva(manhã)
Profª Rosana(tarde)
Idade: 3 a 4 anos.
Duração: ano de 2013.  


Justificativa
A educação Ambiental não deve ser tratada como algo distante do cotidiano dos alunos, mas como parte de suas vidas. É de suma importância a conscientização da preservação do Meio Ambiente para a nossa vida e todos os seres vivos. 

Objetivos gerais:
•Sensibilizar os alunos sobre a importância da preservação do Meio Ambiente, identificando as situações que causam danos à ecologia como: poluição, desmatamento, queimadas extinção de animais e outros estimulando assim o interesse pela natureza.
Estimular para que percebam a importância do homem na transformação do meio em que vive e o que as interferências negativas tem causado à natureza;
Sensibilizar de forma lúdica sobre o uso sustentável dos recursos naturais através de suas próprias ações; 

Objetivos específicos:  
• Coletar dados a respeito do ambiente em que vivemos;
Despertar nas crianças valores e ideias de preservação da natureza e senso de responsabilidade para com o meio ambiente.
• Demonstrar que a reciclagem pode trazer inúmeros benefícios; 
• Trabalhar o respeito para com a natureza e para consigo mesmo; 
• Trabalhar as diversas formas de vida existentes no meio ambiente: fauna, flora, vida marinha; 
• Desenvolver a linguagem oral; 
• Trabalhar a coordenação motora ampla e fina; 
• Desenvolver a percepção visual e de audição; 
• Associar símbolos às quantidades correspondentes; 
• Fazer comparações entre números e quantidades; 
• Aprender e apreciar a musicalidade; 
• Trabalhar e desenvolver o fazer artístico. 
Despertar nas crianças valores e ideias de preservação da natureza e senso de responsabilidade para com o meio ambiente.;

Conteúdos: 
•O que é lixo?
• Meio Ambiente; 
• Animais terrestres, aquáticos e aéreos; 
• Seres vivos e não vivos;  
• Linguagem oral; 
• Coordenação motora ampla e fina; 
• Discriminação auditiva e visual; 
• Número e quantidade  
• Classificação e ordenação; 
• Música e ritmo; 
• Artes plásticas;
•Brincar, imaginar e criar. 
•Reciclagem 

Metodologia: 
• Conversa informal sobre meio ambiente e tipos de animais, poluição ambiental, coleta de lixo, reciclagem; 
• Recortes, colagem, pintura com embalagens recicladas; 
• vídeos sobre a natureza e a poluição; 
• Confecção de brinquedos de sucata; 
• Mural – meio ambiente, sobre o lixo encontrado no contexto social das crianças;  
• Jogos – dominó, quebra-cabeça, jogo da memória; 
• Música e movimento com instrumentos de sucata.

Avaliação
 Avaliação será contínua, através da observação e registro das crianças no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário