"Acreditamos que a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda. Se a nossa opção é progressiva, se estamos a favor da vida e não da morte, da equidade e não da injustiça, do direito e não do arbítrio, da convivência com o diferente e não de sua negação, não temos outro caminho se não viver a nossa opção, encarná-la, diminuindo, assim, a distância entre o que dizemos e o que fazemos." Paulo Freire



sexta-feira, 19 de abril de 2013

Meio ambiente - O planeta pede socorro

Mini - Grpo 2/A
Profª Bernadete (manhã) - Profª Ivone (tarde) 
        O tema “Meio Ambiente” se propõe a levantar uma discussão quanto à mudanças de atitudes que poderão melhorar a vida das futuras gerações.
A Educação Ambiental deve ser entendida como um processo onde a participação e o envolvimento de todos são muito importantes: família, escola e comunidade  devem estar envolvidos. O aquecimento global é  algo preocupante, pois a vida do nosso planeta está sendo ameaçada, portanto é dever de todos, e principalmente nós profissionais da Educação Infantil, esclarecer, ensinar os pequeninos e orientar seus familiares e a comunidade quanto a importância de cada cidadão no combate ao aumento deste problema mundial .

 Objetivo:

  • Apresentar os problemas que o aquecimento global causa na vida dos seres vivos.
  • Identificar as causas e conseqüências da destruição no nosso planeta.
  • Despertar na nação o interesse para preservação ambiental.
  • Introduzir o respeito e cuidado pelos animais e outras espécies.
  • Incentivar o trabalho de reciclagem.
  • Apresentar a importância das florestas, matas, rios e mares.
  • Trabalhar valores importantes  para a formação da cidadania.
  • Reconhecer a importância da água e os cuidados que devemos ter com a sua preservação.
  • Incentivar a criança a desenvolver atitudes corretas quanto ao meio ambiente.
  • Promover a ampliação das experiências e conhecimento dos alunos, estimulando seu interesse pelo processo de transformação da natureza e pela convivência em sociedade.
  • Promover reflexões quanto ás mudanças climáticas que estão acontecendo na no  nosso planeta.
Conceitos:

  • Regras / combinados
  • Afetividade
  • Identidade
  • Sociabilidade
  • Autonomia
  • Construção
  • Respeitosamente, Organização
  • Valorização
  • Responsabilidad
Área de conhecimento:

Natureza e sociedade, conceitos matemáticos, linguagem oral/ escrita, músicas artes visuais.

Conteúdos:

  • Observar em nossa escola, atitudes como: lixo no chão.,
  •  Desperdício de água ( torneiras pingando no banheiro).
  • Desperdício de energia elétrica ( luzes acesas na salas e ventiladores ligados).
  • O cuidado com as plantas.

Estratégias:

  • Roda de conversas
  • Roda de musicas
  • Teatro
  • Roda de historia
  • Desenhos
  • Jogos simbólicos
  • Parlendas
  • Adivinhas
  • Brincadeiras livres e dirigidas
  • Pinturas
  • Quebra-cabeças
  • Colagem
  • Dobraduras
  • Vídeos
Recursos materiais:

  • Papeis ( colo-sete, cartão, espelho. Laminado e crepom), giz de cera, tesoura, canetinhas, lápis de cores, papelão, tinta guache, revistas, jornais, sucatas, barbantes, lãs coloridas, palitos de sorvetes, retalhos de tecidos e pinceis.
Culminância:

  • Mural para exposição de trabalhos
  • Divulgação das produções no blog da escola
  • Plantar sementes em vasinhos de plantas
  •  Fotos ( registros)
  • Ferira cultural
  • Passeio em parques florestais
Avaliação:
 O progresso dos alunos será acompanhado durante todo o decorrer do projeto, com observação do desenvolvimento em todos os aspectos.
Ter como ferramenta avaliativa o desenvolvimento, autonomia e as aprendizagens realizadas por meio das brincadeiras lúdicas, das atividades dirigidas e do envolvimento em grupo.
Observar participação, interesse e envolvimento durantes as atividades realizadas.
Conclusão:
As atividades serão programadas obedecendo a uma seqüência e ordenação cuidadosamente estabelecidas e apresentadas aos alunos de forma lúdica.









Nenhum comentário:

Postar um comentário