O tema “Meio Ambiente” se propõe a levantar uma discussão quanto à mudanças de atitudes que poderão melhorar a vida das futuras gerações.
A Educação Ambiental deve ser entendida como um processo onde a participação e o envolvimento de todos são muito importantes: família, escola e comunidade devem estar envolvidos. O aquecimento global é algo preocupante, pois a vida do nosso planeta está sendo ameaçada, portanto é dever de todos, e principalmente nós profissionais da Educação Infantil, esclarecer, ensinar os pequeninos e orientar seus familiares e a comunidade quanto a importância de cada cidadão no combate ao aumento deste problema mundial .
Objetivo:
- Apresentar os problemas que o aquecimento global causa na vida dos seres vivos.
- Identificar as causas e conseqüências da destruição no nosso planeta.
- Despertar na nação o interesse para preservação ambiental.
- Introduzir o respeito e cuidado pelos animais e outras espécies.
- Incentivar o trabalho de reciclagem.
- Apresentar a importância das florestas, matas, rios e mares.
- Trabalhar valores importantes para a formação da cidadania.
- Reconhecer a importância da água e os cuidados que devemos ter com a sua preservação.
- Incentivar a criança a desenvolver atitudes corretas quanto ao meio ambiente.
- Promover a ampliação das experiências e conhecimento dos alunos, estimulando seu interesse pelo processo de transformação da natureza e pela convivência em sociedade.
- Promover reflexões quanto ás mudanças climáticas que estão acontecendo na no nosso planeta.
Conceitos:
- Regras / combinados
- Afetividade
- Identidade
- Sociabilidade
- Autonomia
- Construção
- Respeitosamente, Organização
- Valorização
- Responsabilidad
Área de conhecimento:
Natureza e sociedade, conceitos matemáticos, linguagem oral/ escrita, músicas artes visuais.
Conteúdos:
- Observar em nossa escola, atitudes como: lixo no chão.,
- Desperdício de água ( torneiras pingando no banheiro).
- Desperdício de energia elétrica ( luzes acesas na salas e ventiladores ligados).
- O cuidado com as plantas.
Estratégias:
- Roda de conversas
- Roda de musicas
- Teatro
- Roda de historia
- Desenhos
- Jogos simbólicos
- Parlendas
- Adivinhas
- Brincadeiras livres e dirigidas
- Pinturas
- Quebra-cabeças
- Colagem
- Dobraduras
- Vídeos
Recursos materiais:
- Papeis ( colo-sete, cartão, espelho. Laminado e crepom), giz de cera, tesoura, canetinhas, lápis de cores, papelão, tinta guache, revistas, jornais, sucatas, barbantes, lãs coloridas, palitos de sorvetes, retalhos de tecidos e pinceis.
Culminância:
- Mural para exposição de trabalhos
- Divulgação das produções no blog da escola
- Plantar sementes em vasinhos de plantas
- Fotos ( registros)
- Ferira cultural
- Passeio em parques florestais
Avaliação:
O progresso dos alunos será acompanhado durante todo o decorrer do projeto, com observação do desenvolvimento em todos os aspectos.
Ter como ferramenta avaliativa o desenvolvimento, autonomia e as aprendizagens realizadas por meio das brincadeiras lúdicas, das atividades dirigidas e do envolvimento em grupo.
Observar participação, interesse e envolvimento durantes as atividades realizadas.
Conclusão:
As atividades serão programadas obedecendo a uma seqüência e ordenação cuidadosamente estabelecidas e apresentadas aos alunos de forma lúdica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário