MG I - AB/CD / Berçario 2/C
Projeto Meio Ambiente:“Bichinhos de Jardim”
Justificativa do projeto.
Os problemas ambientais causados pelo homem, principalmente após a revolução industrial, se colocam hoje como uma questão crucial na vida do homem moderno. Por um lado nos beneficiamos das vantagens dos bens de consumo, por outro vivemos momentos graves, que vem causando grandes e irreversíveis transformações no nosso planeta.
Diante desse quadro, a escola tem o dever de formar cidadãos conscientes da sua responsabilidade para com o meio ambiente. Pegamos como ponto de partida esse tema tão abrangente para darmos enfoque a um universo mais próximo da realidade das crianças de 02 a 03 anos, as plantas e os “bichinhos de jardim”.
Objetivo geral.
Conhecimento, importância e cuidados com o meio ambiente.
Objetivos específicos.
Levar a criança:
- Criar de forma prazerosa com sucatas, pequenos animais de jardim e algumas plantas;
- Perceber a importância dos animais de jardim para o meio ambiente;
- Observar pequenos animais de jardim, tais como, joaninha, formiga, grilo entre outros;
- Sensibilizar a criança pequena para a importância do cuidado com o nosso ambiente;
- Participar do plantio de feijão, alpiste e flores;
- Conscientizar-se para o uso de sacolas ecológicas, que reduzem a poluição, melhorando o futuro do nosso planeta.
- Levantamento dos conhecimentos prévios das crianças sobre o assunto;
- Coleta de informações sobre os “bichinhos de jardim”, suas características, o habitat, a alimentação, além de outras curiosidades e a importância destes para o equilíbrio do meio ambiente;
- Apresentação de histórias (roda de histórias);
- Músicas;
- Vídeos sobre o assunto;
- Trabalhar com as crianças a importância das plantas para o meio ambiente;
- Observação de pequenos animais de jardim tais como, joaninha, caramujo, grilo, formiga, entre outros;
- Confecção de bichinhos, flores e outros elementos existentes em um jardim, utilizando materiais reaproveitáveis (sucatas, massa, jornais, sementes, folhas, embalagens plásticas, etc.);
- Pinturas variadas;
- Recorte e colagem (papel picado, grãos e contas);
- Exploração do ambiente.
Produção final.
- Ambiente representativo de um jardim;
- Sistematização do projeto, através do “livrão” coletivo, com fotos registrando tosos os momentos do trabalho desenvolvido pela turma.
Nenhum comentário:
Postar um comentário