"Acreditamos que a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda. Se a nossa opção é progressiva, se estamos a favor da vida e não da morte, da equidade e não da injustiça, do direito e não do arbítrio, da convivência com o diferente e não de sua negação, não temos outro caminho se não viver a nossa opção, encarná-la, diminuindo, assim, a distância entre o que dizemos e o que fazemos." Paulo Freire



quinta-feira, 23 de abril de 2015

Projeto 2015: "Peuqenos leitores, grandes pensadores" - MGII D e E





Tema: Leitura



Nome: Pequenos Leitores, Grandes Pensadores...



Professoras: Lucinea, Cátio, Soraya e Néia



Apresentação

         A Educação Infantil é o período perfeito para o desenvolvimento de habilidades e hábitos que seguirão com a pessoa para o restante de sua vida. A literatura em si, que deve ser realizada de forma lúdica, reflexiva e interdisciplinar, colabora significativamente para o desenvolvimento da criança de inúmeras formas: capacidades como empatia, atenção, interpretação, estabelecimento de relações, capacidade imaginativa, estimulo ao letramento são aprimoradas a partir das histórias que são apresentadas e contadas às crianças. De acordo com Bamberger, em seu livro - Como incentivar o hábito da leitura: “O desenvolvimento de interesses e hábitos permanentes de leitura é um processo constante, que principia no lar, aperfeiçoa-se sistematicamente na escola e continua pela vida afora”.



Justificativa

         Este projeto surgiu pela necessidade de estreitar desde a mais tenra idade os laços entre as crianças e a cultura escrita, levando em consideração a literatura infantil como um trajeto que induz os pequenos a desenvolver a imaginação, emoções e sentimentos de maneira prazerosa e alegre.

            Nosso papel como professor é o de ofertar o contato direto com obras primas de boa qualidade, tais como: livros, revistas, jornais, gibis, entre outros disponíveis, possibilitando então, a democratização de dois dos mais valiosos patrimônios culturais que possuímos: a leitura e a escrita.



Objetivo Geral

          Proporcionar a criança por meio da leitura, a oportunidade de expansão dos horizontes pessoais, assegurando a sua formação critica e emancipadora.



Objetivos Específicos

ü Incitar o gosto pela leitura;

ü Proporcionar o contato com diversos portadores textuais;

ü Aguçar o potencial cognitivo e criativo do aluno;

ü Estimular a imaginação, a criatividade, o lúdico e o faz de conta;

ü Fazer com que os alunos construam o hábito de ouvir as histórias contadas;

ü Promover o desenvolvimento do vocabulário;

ü  Aproximar os pequenos do mundo escrito e dos portadores textuais e da escrita para que os manuseiem com propriedade, para reparar na beleza das imagens, manifestar sentimentos, experiências, ideias e opiniões, definindo seus gostos e estabelecendo os próprios critérios para escolher o que virão a ler;

ü  Oferecer diferentes tempos e espaços de leitura as crianças através do caderno itinerante.



Desenvolvimento

         Para assegurar a realização do trabalho, o projeto será disposto em vários subtemas de pesquisa, sendo eles:



ü  Nome (será trabalhado ao longo de todo o ano);

ü  Contos de fada (as crianças terão contato com o maior número de contos possíveis, porém, serão selecionados somente alguns para o desenvolvimento do projeto);

ü  Cantigas Populares e Poesias;

ü  Gibis e jornal.

  

Avaliação

         A avaliação será contínua, possibilitando que as crianças acompanhem suas conquistas e suas dificuldades ao longo do aprendizado.

Portanto, a avaliação terá como objetivo intervir e modificar a prática pedagógica, ou seja, irá servir como orientadora de intervenções para sanar as dificuldades existentes no decorrer do ano letivo.

Para que ocorra a sistematização do processo, será utilizado relatórios individuais e portfólios.



Bibliografia

ü  BAMBERGER, Richard. Como incentivar o hábito da leitura. São Paulo: Cultrix, 1975.

ü  Orientações curriculares: expectativas de aprendizagens e orientações didáticas para Educação Infantil / Secretaria Municipal de Educação – São Paulo: SME / DOT, 2007.







 









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