"Acreditamos que a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda. Se a nossa opção é progressiva, se estamos a favor da vida e não da morte, da equidade e não da injustiça, do direito e não do arbítrio, da convivência com o diferente e não de sua negação, não temos outro caminho se não viver a nossa opção, encarná-la, diminuindo, assim, a distância entre o que dizemos e o que fazemos." Paulo Freire



quarta-feira, 1 de junho de 2011

Projeto: Conhecendo a natureza


Grupo: Mini grupo I A/B
             
Professoras: Maria José / Luiza / Ana Mendes / Camila

Apresentação: O projeto “Conhecendo a Natureza” será desenvolvido no CEI Elísio Teixeira Leite ao longo do ano, com as 18 crianças do Mini Grupo 1 A/B de faixa etária 2 anos e 9 meses a 3 anos, mediados pelas professoras Maria José, Luiza, Ana Mendes e Camila.

Justificativa: “O futuro não é algo que simplesmente acontece por si mesmo. Estamos criando o amanhã neste momento. Hoje em dia muitas pessoas sentem-se como meros expectadores dos fatos globais. Mas devemos aprender que todos nós somos atores e estamos modelando nosso futuro agora mesmo”.
A natureza desperta o interesse de todas as crianças devido à curiosidade insaciável que possuem. Uma fila de formiguinhas carregando comida, uma planta que cresce, o som do canto de um passaro, as folhas caídas das arvores, o barulho da chuva, são maravilhas que prendem a atenção de todas elas.
Porque então não aproveitar essas oportunidades naturais para trabalhar com a turma?
Convivendo com a natureza as crianças enriquecem os seus conhecimentos por meio de observação e experimentação, além de ser divertido.
Em relação aos problemas ambientais vivenciados hoje, também consideramos importante iniciar com as crianças a conscientização da preservação da natureza, para que respeitem e valorizem o meio em que vivem.
Para tanto é necessário primeiro conhecerem essa Natureza para adquirirem hábitos éticos, sadios e responsáveis em prol da qualidade de vida.

Objetivo especifico: Possibilitar a criança o contato com a natureza, contribuindo atitudes de respeito e valorização do meio ambiente, para serem multiplicadores, reproduzindo os conhecimentos adquiridos com seus familiares.

Objetivos gerais:
  • Desenvolver a capacidade de atenção e observação;
  • Estimular o trabalho em grupo e as atitudes de cooperação;
  • Estimular os cuidados com a própria saúde;
  • Desenvolver atitudes de respeito a outras formas de vida;
  • Identificar diferentes tipos de alimentos;
  • Estimular a alimentação saudável;
  • Aprimorar a linguagem oral;
  • Desenvolver a percepção visual, auditiva e motora;
  • Explorar a imaginação e a criatividade;
  • Proporcionar novos conhecimentos e vivencias.

Para alcançar os objetivos propostos acima, trabalharemos os seguintes tema: Alimentação; Mini horta; Experimentos; Desperdício de água e o Problema do lixo.

Atividades a serem realizadas: As atividades desenvolvidas serão realizadas em conjunto com os dois períodos, outras serão planejadas durante a execução do projeto, atendendo os interesses e curiosidades das crianças;
  • Rodas de conversa que abordarão os temas no projeto: alimentação, mini horta, experimentos, desperdício de água e o problema do lixo;
  • Historias e dramatizações: O aniversário de Lili Laranja; Teatro das frutas; A cesta de Dona Maricota; João e o pé de feijão; Tchibum no mundo;
  • Músicas: Sopa; Água; Pomar; Alecrim; Meu limoeiro; Cai chuvinha; A sementinha;
  • Poesias: Qual é o cheirinho; Campo de girassóis; Beijo na flor;
  • Plantio individual de feijão: Em roda de conversa contar à turma que plantarão um feijãozinho, explicando a sua importância para a nossa saúde. Cada criança receberá um copinho identificado, o algodão umedecido e em seguida o feijão. Os copinhos deverão ficar em um local iluminado. Todos os dias as crianças cuidarão de seu feijão e observarão o seu crescimento;
  • Plantio de girassol: Primeiramente conversar com as crianças sobre o desenvolvimento de uma florzinha, as fases pela qual ela passa e os cuidados que devemos ter para que cresça. Em seguida cada criança irá decorar o seu copinho, para depois plantar a semente de girassol. Todos os dias deverão cuidar da florzinha;
  • Bonequinho de alpiste: A turma será dividida em dois grupos, e cada um plantará um bonequinho de alpiste. A professora distribuirá a meia calça cortada e ajudará as crianças a colocarem areia e alpiste (plantar), moldando como se fosse uma bola. Depois é só colocar olho e boca no rostinho. As crianças observarão o crescimento do alpiste, como se fosse cabelo;
  • Construção coletiva do painel “Boas ações para a natureza”: Na roda de conversa mostrar as crianças ilustrações que demonstrem atitudes corretas com a natureza. Em seguida junto com as crianças fixaremos as imagens na parede;
  • Mini horta com garrafa PET: Primeiramente conversar com as crianças sobre o que é necessário para o desenvolvimento das sementes. Depois de confeccionada a Mini horta, as crianças plantarão plantas cujas raízes não sejam muito grandes. Cuidarão diariamente da horta, observando o crescimento das sementes;
  • Atividade de observação dos espaços do CEI: Na roda de conversa explicar as crianças que vão passear no CEI observando os sons do ambiente como: o canto dos pássaros, o som do avião, o ruído dos ventos, o barulho dos carros, etc. Essa atividade será permanente;
  • Visita a feira livre: Para finalizar o tema alimentação, visitaremos a feira livre onde as crianças terão contato direto com as frutas, legumes e verduras estudadas, Poderão comprá-las e experimentá-las na volta ao CEI;
  • Passeio aos arredores do CEI: Conversaremos com as crianças sobre o passeio, chamando a atenção da turma para o que vamos observar. Algumas perguntas podem orientar a conversa: Será que as ruas estão sujas? Há animais abandonados? No caminho encontramos rios poluídos? Tem desperdício de água? Encontramos árvores e passarinhos?
Voltando ao CEI retomaremos a conversa, enfatizando as observações das crianças.
·         Salada de frutas, sucos e receitas saudáveis;
·         Vídeos relacionados à natureza;
·         Jogos: quebra-cabeça e memória;
·         Experiências relacionadas aos temas;
·         Atividades com jornais, folhetos e revistas;
·         Participação da família: Durante o desenvolvimento do projeto priorizaremos a participação da família enviando algumas atividades (responder a pergunta “O que é a natureza? Criar com o filho um desenho que simbolize a natureza)”. Os pais também colaborarão enviando frutas.
Recursos operacionais: Folha de sulfite A3, canetinha, guache, cola, cartolina, contact, aparelho de TV e DVD, CDs, sucatas, maquina fotográfica, livros, revistas, folhetos, meia calça, copos descartáveis, sementes, terra adubada, algodão.

Avaliação: A avaliação ocorrerá mediante a observação das ações das crianças frente às atividades propostas, sendo devidamente registradas.

Referências bibliográficas:
Thiessen, Maria Lucia. Pré-escola, tempo de educar. Editora Ática.
Guia prático para professores de Educação Infantil. Editora Lua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário