Professoras: Marinalva / Aparecida
O meio ambiente, comumente chamado apenas de ambiente, envolve todas as coisas vivas e não-vivas ocorrendo na Terra, ou em alguma região dela, que afetam os ecossistemas e a vida dos humanos.
O conceito de meio ambiente pode ser identificado por seus componentes: completo conjunto de unidades ecológicas que funcionam como um sistema natural mesmo com uma massiva intervenção humana e outras espécies do planeta, incluindo toda vegetação, animais, microorganismos, solo, rochas, atmosfera e fenômenos naturais que podem ocorrer em seus limites.
Recursos e fenômenos físicos universais que possuem um limite claro, como ar, água e clima, assim como energia, radiação, descarga elétrica e magnetismo, que não se originam de atividades humanas.
Introdução
Este projeto tem como objetivo principal conscientizar de maneira lúdica, visando explorar o meio ambiente e a preservação da natureza, a valorização da água, a divisão do lixo (coleta seletiva e reciclagem) e os animais de todas as espécies. Porque vivemos em um mundo em que é preciso “cuidar” do meio ambiente. Precisamos plantar a semente da conscientização desde já, para que as crianças de hoje sejam os conscientes adultos de amanhã.
A abordagem principal desse projeto será animais já que o tema desperta o interesse natural das crianças desta faixa etária que, em geral, contam com várias informações relativas a ele.
A proposta do assunto animais é de possível justificativa, pois, os animais têm uma importante presença em seu mundo cotidiano (desenhos animados, histórias, jogos) e além disso, possuem um importante caráter de identificação de suas vivencias pessoais e sociais.
Objetivos gerais:
- Estabelecer relações entre seu corpo e elementos do meio físico, vegetais, numerais e animais (ambiente escolar);
- Discriminar estímulos usuais e táteis.
Objetivos operacionais:
Distinguir elementos do meio físico:
- Areia
- Flores
- Folhas
- Insetos
- Pedras
- Aves
- Gravetos
- Peixes, etc.
Interação dos aspectos curriculares
Biológicos
- Coordenando movimentos (músicas com gestos).
Psicológicos
- Explorando o meio ambiente, detendo-se em seus elementos;
- Desenvolvendo a orientação espacial;
- Desenvolvendo a percepção sensorial;
- Desenvolvendo a capacidade de atenção e concentração.
Afetivo-emocional
- Sentir-se livre para realizar novas experiências (autonomia).
Sociocultural
- Explorar os elementos (vegetais e minerais do meio físico).
Sugestões de atividades
- Manusear elementos do meio físico, estabelecendo comparações;
- Classificar os elementos do meio físico em seres vivos (insetos, aves, peixes, folhas, flores) e seres inanimados (areia, pedra, etc.);
- Ouvir o professor nomear os elementos do meio físico com pronuncias e articulações corretas;
- Repetir o nome dos elementos do meio físico, procurando imitar o professor;
- Participar de pequenas histórias, dramatizadas, nas quais surjam solicitações (todos irão trazer uma cópia; todos irão passar as mãos em folhas; etc).
Técnicas sugeridas
· Coleta de materiais no campo;
· Exposição dos materiais em sala de aula;
· Expressão oral;
· Montagem de mostruários e painéis;
· Percepção tátil e visual;
· Confecção de material sonoro;
· Modelagem;
· Colagem;
· Decalque;
· Elaboração e dramatização de histórias.
Incentivo
Todas as técnicas sugeridas e a participação e efetiva e afetiva do professor.
Avaliação
Será realizada através da observação e da análise dos registros realizados no decorrer do ano letivo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário