"Acreditamos que a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda. Se a nossa opção é progressiva, se estamos a favor da vida e não da morte, da equidade e não da injustiça, do direito e não do arbítrio, da convivência com o diferente e não de sua negação, não temos outro caminho se não viver a nossa opção, encarná-la, diminuindo, assim, a distância entre o que dizemos e o que fazemos." Paulo Freire



quarta-feira, 1 de junho de 2011

Projeto: O meio ambiente físico e seus elementos

Grupo: Mini grupo I C

Professoras: Marinalva / Aparecida

O meio ambiente, comumente chamado apenas de ambiente, envolve todas as coisas vivas e não-vivas ocorrendo na Terra, ou em alguma região dela, que afetam os ecossistemas e a vida dos humanos.
O conceito de meio ambiente pode ser identificado por seus componentes: completo conjunto de unidades ecológicas que funcionam como um sistema natural mesmo com uma massiva intervenção humana e outras espécies do planeta, incluindo toda vegetação, animais, microorganismos, solo, rochas, atmosfera e fenômenos naturais que podem ocorrer em seus limites.
Recursos e fenômenos físicos universais que possuem um limite claro, como ar, água e clima, assim como energia, radiação, descarga elétrica e magnetismo, que não se originam de atividades humanas.

Introdução

Este projeto tem como objetivo principal conscientizar de maneira lúdica, visando explorar o meio ambiente e a preservação da natureza, a valorização da água, a divisão do lixo (coleta seletiva e reciclagem) e os animais de todas as espécies. Porque vivemos em um mundo em que é preciso “cuidar” do meio ambiente. Precisamos plantar a semente da conscientização desde já, para que as crianças de hoje sejam os conscientes adultos de amanhã.
A abordagem principal desse projeto será animais já que o tema desperta o interesse natural das crianças desta faixa etária que, em geral, contam com várias informações relativas a ele.
A proposta do assunto animais é de possível justificativa, pois, os animais têm uma importante presença em seu mundo cotidiano (desenhos animados, histórias, jogos) e além disso, possuem um importante caráter de identificação de suas vivencias pessoais e sociais.

Objetivos gerais:

  • Estabelecer relações entre seu corpo e elementos do meio físico, vegetais, numerais e animais (ambiente escolar);
  • Discriminar estímulos usuais e táteis.
Objetivos operacionais:

Distinguir elementos do meio físico:
  • Areia
  • Flores
  • Folhas
  • Insetos
  • Pedras
  • Aves
  • Gravetos
  • Peixes, etc.
Interação dos aspectos curriculares

Biológicos

  • Coordenando movimentos (músicas com gestos).
Psicológicos

  • Explorando o meio ambiente, detendo-se em seus elementos;
  • Desenvolvendo a orientação espacial;
  • Desenvolvendo a percepção sensorial;
  • Desenvolvendo a capacidade de atenção e concentração.
Afetivo-emocional

  • Sentir-se livre para realizar novas experiências (autonomia).
Sociocultural

  • Explorar os elementos (vegetais e minerais do meio físico).
Sugestões de atividades

  • Manusear elementos do meio físico, estabelecendo comparações;
  • Classificar os elementos do meio físico em seres vivos (insetos, aves, peixes, folhas, flores) e seres inanimados (areia, pedra, etc.);
  • Ouvir o professor nomear os elementos do meio físico com pronuncias e articulações corretas;
  • Repetir o nome dos elementos do meio físico, procurando imitar o professor;
  • Participar de pequenas histórias, dramatizadas, nas quais surjam solicitações (todos irão trazer uma cópia; todos irão passar as mãos em folhas; etc).
Técnicas sugeridas

·         Coleta de materiais no campo;
·         Exposição dos materiais em sala de aula;
·         Expressão oral;
·         Montagem de mostruários e painéis;
·         Percepção tátil e visual;
·         Confecção de material sonoro;
·         Modelagem;
·         Colagem;
·         Decalque;
·         Elaboração e dramatização de histórias.

Incentivo

Todas as técnicas sugeridas e a participação e efetiva e afetiva do professor.

Avaliação

Será realizada através da observação e da análise dos registros realizados no decorrer do ano letivo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário