"Acreditamos que a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda. Se a nossa opção é progressiva, se estamos a favor da vida e não da morte, da equidade e não da injustiça, do direito e não do arbítrio, da convivência com o diferente e não de sua negação, não temos outro caminho se não viver a nossa opção, encarná-la, diminuindo, assim, a distância entre o que dizemos e o que fazemos." Paulo Freire



quarta-feira, 1 de junho de 2011

Projeto: Eu e a Natureza

Grupo: Mini grupo II D

Professoras: Renata / Elisandra

Objetivo Geral: Desenvolver nas crianças o conhecimento de si mesmas, despertando nelas, atitudes de respeito e responsabilidade em relação a ela, ao outro e ao meio ambiente.

Objetivos específicos:

·         Levar a criança a perceber-se a si e ao outro, as igualdades e diferenças, mediante as interações estabelecidas;
·         Sentir-se valorizado enquanto individuo;
·         Enxergar-se a si próprio como parte de um grupo social;
·         Conscientizar as crianças sobre a importância do meio ambiente;
·         Perceber a importância do homem na transformação do meio em que vive;
·         Conscientizar para o não desmatamento;
·         Conscientizar para a não poluição;
·         Pesquisar o ambiente em que vivemos.

Conteúdos conceituais:

  • Construção da própria imagem e da identidade;
  • Valorização positiva da própria identidade;
  • Elaboração oral e coletiva das regras de convivência;
  • Saber sobre a necessidade de preservação ambiental;
  • Conhecer causas da poluição e degradação da natureza;
  • Reconhecer a importância da água e suas utilidades;
  • Identificar os cuidados que devemos ter para o uso consciente do meio ambiente.
Conteúdos procedimentais:

  • Caixinha surpresa com utilização de recursos diversos (espelho, filipetas de nomes, fotos das crianças e de seus familiares, produtos de higiene pessoal, figuras de ambientes naturais e poluídos como: rios e mares);
  • Letras móveis (conhecimento do nome);
  • Rodas de conversas;
  • Manuseio de revistas e livros de histórias;
  • Passeio pelo refeitório para observação do espaço (antes e após as refeições);
  • Passeio pelos arredores do CEI para observação do ambiente;
  • Leitura de histórias variadas;
  • Músicas diversas;
  • Vídeos;
  • Confecções de painéis;
  • Pintura com materiais diversos: giz de cera, cola colorida, tinta, giz de lousa;
  • Colagens;
  • Pintura livre (interferência);
  • Modelagem;
  • Construção de brinquedos com materiais recicláveis;
  • Histórias com fantoches;
  • Roda de músicas;
  • Realizações de experiências na sala, como, o plantio de pé de feijão;
  • Horta suspensa (com utilização de garrafa PET);
  • Pesquisa de gravuras que ilustre as diferenças entre o meio ambiente preservado e não preservado;
  • Rodas de conversas dirigidas;
  • Rodas cantadas;
  • Dramatizações;
  • Jogos simbólicos e esquema corporal.
Conteúdos atitudinais:

  • Aprender agir em situações diversas, expressar suas intenções, pensamentos e sentimentos;
  • Confiança e segurança nas suas próprias possibilidades;
  • Reconhecer e aceitar as necessidades, direitos e opiniões de outras pessoas;
  • Construir sua identidade com membro de um grupo social;
  • Cooperar na organização de brinquedos e materiais escolares;
  • Cuidar do entorno próximo, não jogando papeis e objetos no chão;
  • Saber usar a água sem desperdício;
  • Cuidar das plantas e preservá-las;
  • Cuidar dos animais domésticos.
Avaliação: Constante, durante todo o período de realização do projeto. Observaremos as crianças no decorrer das experiências e faremos registros de situações significativas durante o processo de ensino aprendizagem.




Nenhum comentário:

Postar um comentário