Grupo: Mini grupo II D
Professoras: Renata / Elisandra
Objetivo Geral: Desenvolver nas crianças o conhecimento de si mesmas, despertando nelas, atitudes de respeito e responsabilidade em relação a ela, ao outro e ao meio ambiente.
Objetivos específicos:
· Levar a criança a perceber-se a si e ao outro, as igualdades e diferenças, mediante as interações estabelecidas;
· Sentir-se valorizado enquanto individuo;
· Enxergar-se a si próprio como parte de um grupo social;
· Conscientizar as crianças sobre a importância do meio ambiente;
· Perceber a importância do homem na transformação do meio em que vive;
· Conscientizar para o não desmatamento;
· Conscientizar para a não poluição;
· Pesquisar o ambiente em que vivemos.
Conteúdos conceituais:
- Construção da própria imagem e da identidade;
- Valorização positiva da própria identidade;
- Elaboração oral e coletiva das regras de convivência;
- Saber sobre a necessidade de preservação ambiental;
- Conhecer causas da poluição e degradação da natureza;
- Reconhecer a importância da água e suas utilidades;
- Identificar os cuidados que devemos ter para o uso consciente do meio ambiente.
Conteúdos procedimentais:
- Caixinha surpresa com utilização de recursos diversos (espelho, filipetas de nomes, fotos das crianças e de seus familiares, produtos de higiene pessoal, figuras de ambientes naturais e poluídos como: rios e mares);
- Letras móveis (conhecimento do nome);
- Rodas de conversas;
- Manuseio de revistas e livros de histórias;
- Passeio pelo refeitório para observação do espaço (antes e após as refeições);
- Passeio pelos arredores do CEI para observação do ambiente;
- Leitura de histórias variadas;
- Músicas diversas;
- Vídeos;
- Confecções de painéis;
- Pintura com materiais diversos: giz de cera, cola colorida, tinta, giz de lousa;
- Colagens;
- Pintura livre (interferência);
- Modelagem;
- Construção de brinquedos com materiais recicláveis;
- Histórias com fantoches;
- Roda de músicas;
- Realizações de experiências na sala, como, o plantio de pé de feijão;
- Horta suspensa (com utilização de garrafa PET);
- Pesquisa de gravuras que ilustre as diferenças entre o meio ambiente preservado e não preservado;
- Rodas de conversas dirigidas;
- Rodas cantadas;
- Dramatizações;
- Jogos simbólicos e esquema corporal.
Conteúdos atitudinais:
- Aprender agir em situações diversas, expressar suas intenções, pensamentos e sentimentos;
- Confiança e segurança nas suas próprias possibilidades;
- Reconhecer e aceitar as necessidades, direitos e opiniões de outras pessoas;
- Construir sua identidade com membro de um grupo social;
- Cooperar na organização de brinquedos e materiais escolares;
- Cuidar do entorno próximo, não jogando papeis e objetos no chão;
- Saber usar a água sem desperdício;
- Cuidar das plantas e preservá-las;
- Cuidar dos animais domésticos.
Avaliação: Constante, durante todo o período de realização do projeto. Observaremos as crianças no decorrer das experiências e faremos registros de situações significativas durante o processo de ensino aprendizagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário