"Acreditamos que a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda. Se a nossa opção é progressiva, se estamos a favor da vida e não da morte, da equidade e não da injustiça, do direito e não do arbítrio, da convivência com o diferente e não de sua negação, não temos outro caminho se não viver a nossa opção, encarná-la, diminuindo, assim, a distância entre o que dizemos e o que fazemos." Paulo Freire



segunda-feira, 28 de abril de 2014

Projeto: Alimentação saudável


 


 

Faixa etária: 03 a 04 anos

 

Justificativa:

A escola é um espaço educativo e formador e a importância de uma alimentação saudável deve estar entre as suas ações educativas. Para termos uma boa saúde e um bom desenvolvimento físico e mental, devemos ter uma alimentação rica e diversificada em frutas, verduras, legumes, carnes, cereais, vitaminas e proteínas. Cada alimento possui propriedades e funções específicas que são importantes para a nossa saúde e bem estar.

A falta de alguns alimentos pode comprometer a nossa saúde, é importante incentivar as crianças sobre os bons hábitos alimentares, mostrando seus benefícios para nossa vida e saúde.

 

Objetivo geral:

Promover o consumo de alimentos saudáveis e a consciência de sua contribuição para a promoção da saúde de uma forma atraente, lúdica e educativa.

 

Objetivos específicos:
- Incentivar aos bons hábitos alimentares;
- Reconhecer os alimentos que faz bem à nossa saúde;

- Identificar cores, textura e os diferentes sabores dos alimentos.

- Identificar semelhanças e diferenças entre os hábitos alimentares dos alunos;

- Valorizar atitudes relacionadas à saúde e ao bem estar individual e coletivo;

 

Procedimentos:

 

- Rodas de conversa sobre a alimentação preferida das crianças e hábitos alimentares da família;

- Discutir com os alunos sobre os hábitos errados de alimentação, se eles conhecem esses erros.

- pesquisa em revistas, utilização de recortes, colagem e modelagem;

- músicas, vídeos  e desenho livre.

- Construção de jogos de memória a partir de imagens de frutas, verduras e legumes recortadas pelos alunos;

- Utilização de brincadeiras, cantigas, quebra-cabeças, jogo de percurso, entre outros.

 

Avaliação:

Contínua através da participação e interesse dos alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário