"Acreditamos que a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda. Se a nossa opção é progressiva, se estamos a favor da vida e não da morte, da equidade e não da injustiça, do direito e não do arbítrio, da convivência com o diferente e não de sua negação, não temos outro caminho se não viver a nossa opção, encarná-la, diminuindo, assim, a distância entre o que dizemos e o que fazemos." Paulo Freire



segunda-feira, 28 de abril de 2014

Projeto "Vamos Brincar"







 
Turma: MG/ EF e MGI/B   
Apresentação

O projeto “Vamos brincar” será desenvolvido no CEI Elísio Teixeira Leite ao longo do ano de 2014, com a turma do MG I E/F, que atende 16 crianças de 2 a 3 anos; e MG II B que atende 17 crianças de 3 a 4 anos;

 
Justificativa

 Atualmente percebemos uma ampliação da oferta de brinquedos fabricados, que tornam objetos de desejo de consumo das crianças. Nesse quadro preocupante a educação infantil pode contribuir no sentido de re-significar o brincar da criança, resgatando brincadeiras de faz de conta, de regras, de construção, dentre outras.

É através do brincar que a criança descobre o mundo que a cerca, descobre a si mesma e o outro, realiza intervenções, interage, desenvolve a confiança e a autonomia dentro do contexto social da qual esta inserida.

Porém o brincar não é nato da criança, ela aprende a brincar com outras crianças e com adultos, seja através da observação, estimulação ou pela necessidade de compreender e interagir com o mundo que a cerca

Desta forma o projeto brincadeiras tem como objetivo a ampliação do repertorio da cultura infantil, porque brincando a criança se humaniza e se constitui como sujeito histórico-social.

Objetivo Geral

Tornar a brincadeira uma atividade diária, possibilitando que as crianças aprendam novas formas de brincar, ampliando o repertório de brincadeiras da cultura infantil.

Objetivos Específicos

. Criar diferentes situações de aprendizagem nas quais as crianças possam se divertir, brincar e aprender;

. Enriquecer o faz de conta com diversos brinquedos;

.Estimular as crianças a assumir personagens nas brincadeiras de faz de conta;

. Incentivar a autonomia das crianças na organização de brincadeiras;

.  Revelar novas experiências que envolvam o corpo e a mente através do lúdico;

.   Desenvolver os diferentes tipos de linguagens: corporal, musical, verbal e artística;

.   Socializar o grupo de crianças/crianças e criança/adulto;

. Incentivar os diferentes tipos de experiências: do brincar e imaginar, da natureza e da cultura e do conhecimento matemático;

Desenvolvimento do projeto

. Resgate de brincadeiras junto as famílias;

.Jogos de faz de conta;

.Jogos de construção;

.Jogos de regras;

.Jogos cooperativos;

.Brincadeiras de roda;

.Parlenda;

Avaliação

De maneira continua e processual ao longo de todo ano letivo, fazendo uso de registros (relatório individual e coletivo, fotográfico e filmagem). Documentação especifica que permita as famílias conhecer o trabalho da instituição (avaliação semestral) junto as crianças e os processos de desenvolvimento e aprendizagem da criança na educação infantil.

Bibliografia

.Orientações curriculares: expectativas de aprendizagens e orientações didáticas;

.Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil;

.São Paulo é uma escola: manual de brincadeiras educação infantil;

.Tempos e espaços para a infância e suas linguagens no CEI, Creches e EMEIS, da cidade de São Paulo;

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