O projeto “Vamos brincar”
será desenvolvido no CEI Elísio Teixeira Leite ao longo do ano de 2014, com a
turma do MG I E/F, que atende 16 crianças de 2 a 3 anos; e MG II B que atende
17 crianças de 3 a 4 anos;
Justificativa
Atualmente percebemos uma ampliação da oferta
de brinquedos fabricados, que tornam objetos de desejo de consumo das crianças.
Nesse quadro preocupante a educação infantil pode contribuir no sentido de
re-significar o brincar da criança, resgatando brincadeiras de faz de conta, de
regras, de construção, dentre outras.
É através do brincar que a
criança descobre o mundo que a cerca, descobre a si mesma e o outro, realiza
intervenções, interage, desenvolve a confiança e a autonomia dentro do contexto
social da qual esta inserida.
Porém o brincar não é nato
da criança, ela aprende a brincar com outras crianças e com adultos, seja
através da observação, estimulação ou pela necessidade de compreender e
interagir com o mundo que a cerca
Desta forma o projeto
brincadeiras tem como objetivo a ampliação do repertorio da cultura infantil,
porque brincando a criança se humaniza e se constitui como sujeito
histórico-social.
Objetivo Geral
Tornar a brincadeira uma
atividade diária, possibilitando que as crianças aprendam novas formas de
brincar, ampliando o repertório de brincadeiras da cultura infantil.
Objetivos Específicos
. Criar diferentes situações
de aprendizagem nas quais as crianças possam se divertir, brincar e aprender;
. Enriquecer o faz de conta
com diversos brinquedos;
.Estimular as crianças a
assumir personagens nas brincadeiras de faz de conta;
. Incentivar a autonomia das
crianças na organização de brincadeiras;
. Revelar novas experiências que envolvam o
corpo e a mente através do lúdico;
. Desenvolver
os diferentes tipos de linguagens: corporal, musical, verbal e artística;
. Socializar o grupo de crianças/crianças e
criança/adulto;
. Incentivar os diferentes
tipos de experiências: do brincar e imaginar, da natureza e da cultura e do
conhecimento matemático;
Desenvolvimento do projeto
. Resgate de brincadeiras
junto as famílias;
.Jogos de faz de conta;
.Jogos de construção;
.Jogos de regras;
.Jogos cooperativos;
.Brincadeiras de roda;
.Parlenda;
Avaliação
De maneira continua e
processual ao longo de todo ano letivo, fazendo uso de registros (relatório
individual e coletivo, fotográfico e filmagem). Documentação especifica que
permita as famílias conhecer o trabalho da instituição (avaliação semestral)
junto as crianças e os processos de desenvolvimento e aprendizagem da criança
na educação infantil.
Bibliografia
.Orientações curriculares:
expectativas de aprendizagens e orientações didáticas;
.Diretrizes Curriculares
Nacionais para Educação Infantil;
.São Paulo é uma escola:
manual de brincadeiras educação infantil;
.Tempos e espaços para a
infância e suas linguagens no CEI, Creches e EMEIS, da cidade de São Paulo;
Nenhum comentário:
Postar um comentário