"Acreditamos que a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda. Se a nossa opção é progressiva, se estamos a favor da vida e não da morte, da equidade e não da injustiça, do direito e não do arbítrio, da convivência com o diferente e não de sua negação, não temos outro caminho se não viver a nossa opção, encarná-la, diminuindo, assim, a distância entre o que dizemos e o que fazemos." Paulo Freire



segunda-feira, 28 de abril de 2014

Projeto: Aprender Brincando





Professoras: Ana Mendes e Gessemira - Minigrupo -II E


Introdução:

 

Este projeto procura trazer uma visão da importância das brincadeiras e jogos no desenvolvimento das crianças de 3 a 4 anos e na formação do ser humano. Portanto para fundamentar e resgatar as brincadeiras será feito um questionário para os pais e responsáveis relatarem as brincadeiras de sua infância para intermedia o nosso trabalho e verificar como os pais entendem a importância da brincadeira para a aprendizagem da criança. Cabem ao professor, ao se tornar mediador e responsável pela aprendizagem da criança ter a consciência de que deve trabalhar o aluno em sua formação mutipla. Abrangendo os aspectos biológicos, sociais, cognitivos e afetivos emocionais.


Justificativa:


Por entender-se, que os jogos e as brincadeiras fazem parte do cotidiano no CEIS nas diversas áreas do conhecimento, pela variedade de estímulos que oferecem, pela a alegria e encantamento que as crianças demonstram, sentimos a necessidade de incentivar os pequenos a se desenvolver e atender as seus necessidades básicas no contexto social e cultura, considerando que o Brincar na Educação Infantil” deve ser uma atividade constante e serve como processo pedagógico, recurso didático e sempre está atrelado ao cuidar e Educar.·.


Objetivo:



- Resgatar as brincadeiras da nossa infância através de pesquisas;

- Valorizar as brincadeiras da nossa cultura;

- Enriquecer o brincar na educação infantil;

- Trabalhar a lateralidade;

- Desenvolver noções; em cima em baixo, subir, descer;

- Apreciar diversas velocidades de movimentos;

- Estimular a percepção espacial;

- Ajudar na superação do medo;

- Estimular a criatividade;

- Ensinar e reconhecer as cores;

- Estabelecer laços e companheirismo;

- Cooperação e regras;

- Adquirir noção de distância;

- Noções engatinhar, andar, pular;

- Estimular sentido de tato;

- Estimular a persistir para conquistar o que deseja;

- Estimular a imaginação e gosto por livros;

- Desenvolver a linguagem;

- Desenvolver a memória;

- Melhorar a capacidade de concentração das crianças.

 

Recursos:

 

- Pesquisa com os pais sobre brincadeiras da sua infância;

- Bolas;

- Boliche;

- Massinha de modela;

- Brincadeiras de roda;

- Encaixes;

- Corda;

- História;

- Bambolês, pipas, petecas;

- Livros, revistas, gibis;

- Fantoches, deboches, caixa de história;

- Desenhos.

 

Avaliação:

 

A Avaliação será contínua, com registro individual e coletivo no desempenho das crianças através da observação.

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