Professoras: Ana
Mendes e Gessemira - Minigrupo -II E
Introdução:
Este
projeto procura trazer uma visão da importância das brincadeiras e jogos no desenvolvimento
das crianças de 3 a 4 anos e na formação do ser humano. Portanto para
fundamentar e resgatar as brincadeiras será feito um questionário para os pais
e responsáveis relatarem as brincadeiras de sua infância para intermedia o
nosso trabalho e verificar como os pais entendem a importância da brincadeira
para a aprendizagem da criança. Cabem ao professor, ao se tornar mediador e
responsável pela aprendizagem da criança ter a consciência de que deve
trabalhar o aluno em sua formação mutipla. Abrangendo os aspectos biológicos,
sociais, cognitivos e afetivos emocionais.
Justificativa:
Por
entender-se, que os jogos e as brincadeiras fazem parte do cotidiano no CEIS
nas diversas áreas do conhecimento, pela variedade de estímulos que oferecem,
pela a alegria e encantamento que as crianças demonstram, sentimos a
necessidade de incentivar os pequenos a se desenvolver e atender as seus
necessidades básicas no contexto social e cultura, considerando que o Brincar
na Educação Infantil” deve ser uma atividade constante e serve como processo pedagógico,
recurso didático e sempre está atrelado ao cuidar e Educar.·.
Objetivo:
-
Resgatar as brincadeiras da nossa infância através de pesquisas;
-
Valorizar as brincadeiras da nossa cultura;
-
Enriquecer o brincar na educação infantil;
-
Trabalhar a lateralidade;
-
Desenvolver noções; em cima em baixo, subir, descer;
-
Apreciar diversas velocidades de movimentos;
-
Estimular a percepção espacial;
-
Ajudar na superação do medo;
-
Estimular a criatividade;
-
Ensinar e reconhecer as cores;
-
Estabelecer laços e companheirismo;
-
Cooperação e regras;
-
Adquirir noção de distância;
-
Noções engatinhar, andar, pular;
-
Estimular sentido de tato;
-
Estimular a persistir para conquistar o que deseja;
-
Estimular a imaginação e gosto por livros;
-
Desenvolver a linguagem;
-
Desenvolver a memória;
-
Melhorar a capacidade de concentração das crianças.
Recursos:
-
Pesquisa com os pais sobre brincadeiras da sua infância;
-
Bolas;
-
Boliche;
-
Massinha de modela;
-
Brincadeiras de roda;
-
Encaixes;
-
Corda;
-
História;
-
Bambolês, pipas, petecas;
-
Livros, revistas, gibis;
-
Fantoches, deboches, caixa de história;
-
Desenhos.
Avaliação:
A
Avaliação será contínua, com registro individual e coletivo no desempenho das
crianças através da observação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário