"Acreditamos que a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda. Se a nossa opção é progressiva, se estamos a favor da vida e não da morte, da equidade e não da injustiça, do direito e não do arbítrio, da convivência com o diferente e não de sua negação, não temos outro caminho se não viver a nossa opção, encarná-la, diminuindo, assim, a distância entre o que dizemos e o que fazemos." Paulo Freire



quarta-feira, 16 de abril de 2014

Projeto Berçários II A/B e C



                                     PRIMEIROS PASSOS


JUSTIFICATIVA:

   A brincadeira (lúdico) é muito importante para o desenvolvimento infantil, através desta linguagem a criança constrói importantes conhecimentos e noções de espaço, tempo, regras, socializando interagindo na rotina do CEI.

    Importante o CEI resgatar brinquedos não estruturados e brincadeiras que fazem parte da nossa cultura.

OBJETIVO:

.Proporcionar autonomia da criança;

.Desenvolver atenção e a imaginação;

.Interagir socialmente;

.Explorar os espaços do CEI;

.Desafiar as crianças a compreenderem e respeitarem regras;

.Oferecer cantinhos.

ESTRATÉGIA:

.Roda da Conversa;

.Músicas cantadas e tocadas com gestos;

.Cantigas de Roda;

.Brincadeiras: faz de conta, boliche, esconde-esconde, Sr. mestre mandou...;

.Parque e tanque de areia;

.Jogos: monta tudo, dominó, pista de corrida, caixas;

     ¨O BRINCAR PODE SER VISTO, PORTANTO,COMO A BASE SOBRE A QUAL  SE DESENVOLVEM O ESPÍRITO CONSTRUTIVO,A IMAGINAÇÃO,A FACULDADE DE SISTEMATIZAR E ABSTRAIR;A  CAPACIDADE DE INTERAGIR SOCIALMENTE,ABRINDO CAMINHO PARA O DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO,DA CIÊNCIA E DA ARTE”.                                                             (Dulce V.H.Machado)

Nenhum comentário:

Postar um comentário