"Acreditamos que a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda. Se a nossa opção é progressiva, se estamos a favor da vida e não da morte, da equidade e não da injustiça, do direito e não do arbítrio, da convivência com o diferente e não de sua negação, não temos outro caminho se não viver a nossa opção, encarná-la, diminuindo, assim, a distância entre o que dizemos e o que fazemos." Paulo Freire



segunda-feira, 28 de abril de 2014

PROJETO: “BRINCADEIRA DE CRIANÇA”






 

 MGII/A

Justificativa:

A proposta de projeto é desenvolver um trabalho com o grupo, a fim de proporcionar as crianças momentos de brincadeiras no ambiente escolar, dando a elas oportunidades de interagir, socializar, ampliar possibilidade corporal e rítmica, expressar seus sentimentos favorecendo seu desenvolvimento integral.

Proporcionar o envolvimento de diversos momentos lúdicos, intensificando o contato escolar⁄família. Envolvendo a família de maneira que esta perceba e compreenda a importância do brincar na educação infantil.

Brincar é uma das atividades fundamentais para o desenvolvimento da identidade e da autonomia. O fato da criança desde cedo se comunicar por meio de gestos, sons e mais tarde representar determinado papel na brincadeira faz com que ela desenvolva sua imaginação.

Propor as crianças um jeito diferente de brincar, resgatando, conhecendo e valorizando brincadeiras infantis antigas, possibilitando momentos que desenvolva suas habilidades cognitivas, seu potencial de reflexão e de construção do conhecimento, pois é com o lúdico que ela experimenta a vida, resolve problemas e desenvolve a sua socialização.

Brincar para o adulto, pode ser sinônimo de perda de tempo, mas para a criança, brincar é coisa séria.

 

 

Objetivo:

O objetivo principal deste projeto é valorizar o gosto pelo brincar, mergulhando na magia dos brinquedos com sucata confeccionado com a ajuda deles e brincadeiras antigas. Este projeto certamente trará momentos muito agradável e divertido para o grupo. Além disse outros objetivos nortearão este projeto como:

- Conhecer diferentes brincadeiras tradicionais, ampliando as possibilidades do brincar;

- Comparar as brincadeiras antigas com as atuais;

- Vivenciar atitudes que favoreçam a convivência em grupo;

- Orientar-se corporal e espacialmente;

- Ajustar e controlar os movimentos de acorde com a necessidade das brincadeiras;

- Nomear, reconhecer e identificar características e funções de diferentes partes do corpo;

- Conhecer e diferenciar as formas geométricas;

- Explorar os numerais;

- Reconhecer o seu nome;

- Reconhecer o nome dos colegas;

- Identificar e nomear a primeira letra do nome;

- Identificar e nomear a primeira letra do nome;

- Escrita espontânea do nome;

- Desenvolver a expressão oral e corporal, a coordenação motora, a percepção auditiva e visual da criança;

- Promover a socialização e interação afetiva entre as crianças;

- Incentivar a vivência de valores como: cooperação, respeito, justiça, solidariedade e autoestima;

- Dar as crianças noção de artes através das pinturas, desenhos, gravuras, modelagem expostas, criando a sensibilidade para apreciá-las e fazer arte;

- Incentivar a prática dos jogos infantis, brincadeiras lúdicas e saudáveis;

- Trabalhar a ideia da confecção dos próprios brinquedos;

- Incentivar a reciclagem e mostrar as brincadeiras antiecológicas;

- Despertar a imaginação;

- Resgatar de forma lúdica e artística, a história das brincadeiras e os valores sociais que estão sendo esquecidos na sociedade, nos dias atuais;

- Proporcionar momentos agradáveis e prazerosos de lazer e diversão;

- Despertar a livre iniciativa;

- Expressar-se e posicionar-se durante os jogos e brincadeira;

 

 

Desenvolvimento:

A criança participará de diferentes situações de aprendizagem envolvendo jogos e brincadeiras, literatura infantil, desafios, práticas corporais com musicalidades, artes, matemática, enfim, utilizando as diversas linguagens.

 

 

Recursos:

- Papéis coloridos (diversos);

- Lápis de cor, giz de cera, tintas, pincéis, tesoura, cola, lá, barbante, materiais recicláveis, fantoches, maquiagens, roupas usadas, cartazes, gravuras com letras e números, livros de histórias, gibis e brinquedos;

 

 

Avaliação:

Ocorrerá em todos os momentos através da observação, da participação dos alunos nas atividades propostas, interesses e também mudanças de atitudes, grau de motivação e entusiasmo, por meio de registros e fotos.

 

 

 

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