Justificativa:
A
proposta de projeto é desenvolver um trabalho com o grupo, a fim de
proporcionar as crianças momentos de brincadeiras no ambiente escolar, dando a
elas oportunidades de interagir, socializar, ampliar possibilidade corporal e
rítmica, expressar seus sentimentos favorecendo seu desenvolvimento integral.
Proporcionar
o envolvimento de diversos momentos lúdicos, intensificando o contato
escolar⁄família. Envolvendo a família de maneira que esta perceba e compreenda
a importância do brincar na educação infantil.
Brincar
é uma das atividades fundamentais para o desenvolvimento da identidade e da
autonomia. O fato da criança desde cedo se comunicar por meio de gestos, sons e
mais tarde representar determinado papel na brincadeira faz com que ela
desenvolva sua imaginação.
Propor
as crianças um jeito diferente de brincar, resgatando, conhecendo e valorizando
brincadeiras infantis antigas, possibilitando momentos que desenvolva suas
habilidades cognitivas, seu potencial de reflexão e de construção do
conhecimento, pois é com o lúdico que ela experimenta a vida, resolve problemas
e desenvolve a sua socialização.
Brincar
para o adulto, pode ser sinônimo de perda de tempo, mas para a criança, brincar
é coisa séria.
Objetivo:
O objetivo principal deste projeto é
valorizar o gosto pelo brincar, mergulhando na magia dos brinquedos com sucata
confeccionado com a ajuda deles e brincadeiras antigas. Este projeto certamente
trará momentos muito agradável e divertido para o grupo. Além disse outros
objetivos nortearão este projeto como:
- Conhecer diferentes brincadeiras
tradicionais, ampliando as possibilidades do brincar;
- Comparar as brincadeiras antigas com
as atuais;
- Vivenciar atitudes que favoreçam a
convivência em grupo;
- Orientar-se corporal e espacialmente;
- Ajustar e controlar os movimentos de
acorde com a necessidade das brincadeiras;
- Nomear, reconhecer e identificar
características e funções de diferentes partes do corpo;
- Conhecer e diferenciar as formas geométricas;
- Explorar os numerais;
- Reconhecer o seu nome;
- Reconhecer o nome dos colegas;
- Identificar e nomear a primeira letra
do nome;
- Identificar e nomear a primeira letra
do nome;
- Escrita espontânea do nome;
- Desenvolver a expressão oral e corporal,
a coordenação motora, a percepção auditiva e visual da criança;
- Promover a socialização e interação
afetiva entre as crianças;
- Incentivar a vivência de valores como:
cooperação, respeito, justiça, solidariedade e autoestima;
- Dar as crianças noção de artes através
das pinturas, desenhos, gravuras, modelagem expostas, criando a sensibilidade
para apreciá-las e fazer arte;
- Incentivar a prática dos jogos
infantis, brincadeiras lúdicas e saudáveis;
- Trabalhar a ideia da confecção dos
próprios brinquedos;
- Incentivar a reciclagem e mostrar as
brincadeiras antiecológicas;
- Despertar a imaginação;
- Resgatar de forma lúdica e artística,
a história das brincadeiras e os valores sociais que estão sendo esquecidos na
sociedade, nos dias atuais;
- Proporcionar momentos agradáveis e
prazerosos de lazer e diversão;
- Despertar a livre iniciativa;
- Expressar-se e posicionar-se durante
os jogos e brincadeira;
Desenvolvimento:
A criança participará de diferentes
situações de aprendizagem envolvendo jogos e brincadeiras, literatura infantil,
desafios, práticas corporais com musicalidades, artes, matemática, enfim,
utilizando as diversas linguagens.
Recursos:
- Papéis coloridos (diversos);
- Lápis de cor, giz de cera, tintas,
pincéis, tesoura, cola, lá, barbante, materiais recicláveis, fantoches,
maquiagens, roupas usadas, cartazes, gravuras com letras e números, livros de
histórias, gibis e brinquedos;
Avaliação:
Ocorrerá em todos os momentos através da
observação, da participação dos alunos nas atividades propostas, interesses e
também mudanças de atitudes, grau de motivação e entusiasmo, por meio de
registros e fotos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário